Educação

Grupo vive três dias como militares do Exército em Corumbá

8 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h54
Grupo formado por representantes da Polícia Civil de MS, Ministério Público e diferentes profissionais da sociedade participou do Programa Conheça o seu Exército da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal. - Foto: Capital do Pantanal

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, grupo formado por representantes da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, do Ministério Público estadual, educadores, estudantes maiores de 18 anos, jornalistas e influenciadores de Corumbá participaram do Programa PCOSE (Conheça o seu Exército), desenvolvido pela 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal. O objetivo da ação é estreitar as relações entre a Força e os diversos segmentos da sociedade.

Entre os participantes estavam Esther Lobo Rondon, Estagiária do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que considerou a experiência muito enriquecedora. Jean Jorge, Delegado da Polícia Civil, destacou algumas das ações realizadas como as orientações sobre como agir ao encontrar animais silvestres e as formas de sobrevivências no Pantanal.

Entre os conhecimentos adquiridos, o grupo aprendeu sobre a fauna pantaneira. Foto: Capital do Pantanal

Ana Flávia de Lima, bióloga da Fundação do Meio Ambiente de Ladário, também integrou o grupo participante. Para ela, o Programa superou suas expectativas e lhe agregou ainda mais conhecimento. "Gostei muito de participar do programa, superou todas as minhas expectativas, aprendi coisas que eu não tive acesso na minha vida acadêmica. Além disso, viver um pouco da rotina dos militares do nosso Exército nos faz valorizar o trabalho deles", destaca.

Durante os três dias de atividades diurnas, sem pernoite, os participantes puderam compreender as operações da Força Terrestre, enfrentando na prática parte dos desafios diários enfrentados pelos militares e seus dependentes em diferentes regiões do Brasil. Na Base de Instrução Tucandeira (BIT), os participantes aprenderam sobre a fauna do Pantanal, receberam noções básicas de sobrevivência, de prevenção de ataque de animais - Ofidismo, aprenderam sobre abrigos em região de mata, desenvolveram armadilhas de caça e pesca e sobre alimentação de origem vegetal.

Stephano Lima, biólogo e Coach da Paml Sport, do grupo Royal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que já foi instrutor de defesa pessoal do Exército árabe e atualmente é servidor da Fundação de Esporte de Corumbá, disse que a atividade possibilitou maior entrosamento com as forças de segurança nacional e um aprendizado de sobrevivência no Pantanal. "Todos deveriam participar dessa experiência pois aproxima as forças armadas da sociedade civil", disse.

Vivência Militar aconteceu na Base de Instrução Tucandeira (BIT). Foto: Capital do Pantanal

Além da vivência militar, o grupo foi guiado à locais culturais e históricos da região como o MUPHAN (Museu de História do Pantanal), IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Forte Junqueira e o Cristo Rei do Pantanal.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.