Geral

Equipes da Agesul devem realizar reparo emergencial em ponte na BR-262

2 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 09h08
Defesa Civil alerta motoristas sobre buraco que expõe vergalhões e pode causar acidentes graves na travessia do Rio Paraguai. - Foto: Defesa Civil de Corumbá

Um buraco de grandes proporções, com vergalhões aparentes no asfalto, preocupa motoristas que passam pela ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, na altura de Porto Morrinho. O problema pode provocar estouro de pneus, perda de controle do veículo e acidentes graves, principalmente entre caminhões que trafegam diariamente pelo trecho. Diante do risco iminente, a Defesa Civil Municipal reforçou nesta terça-feira (1) um alerta de máxima cautela aos condutores, pedindo redução imediata da velocidade e atenção redobrada ao atravessar a estrutura.

Segundo a Defesa Civil, a situação foi comunicada aos órgãos responsáveis, que foram notificados para providenciar ações emergenciais. O órgão municipal destacou que a colaboração dos motoristas é fundamental para evitar tragédias enquanto o reparo definitivo não é executado.

A ponte já havia passado por uma série de intervenções no ano passado, sob gestão da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). A obra custou cerca de R$ 1,6 milhão e incluiu a recuperação das extremidades das lajes em pontos localizados junto aos pilares P2, P24 e P27. O serviço usou concreto de alto desempenho, com tempo de cura de 12 horas, e implantação de rampas metálicas para melhorar a base de sustentação. Na época, os bloqueios foram realizados à noite para reduzir transtornos no tráfego de aproximadamente 800 veículos diários.

Problema foi registrado no trecho da BR-262 em Porto Morrinho. Foto: Defesa Civil de Corumbá

Apesar dos reparos anteriores, novos danos surgiram no trecho, a cerca de 150 metros do pedágio, exigindo nova intervenção emergencial. Em nota, a Agesul informou que equipes técnicas foram mobilizadas para avaliar a situação e realizar o conserto imediato, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.

"Paralelamente, está em andamento um termo de cooperação com o DNIT, por se tratar de uma estrada federal, para a recuperação da ponte. O projeto já foi concluído e a expectativa é de que, em julho, a Agesul inicie o processo de contratação das obras necessárias para a recuperação estrutural da ponte", diz o restante da nota.*Com informações da Comunicação do Governo de MS e CG News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.