Geral

Caminhão atinge poste e provoca risco elétrico em estrada de Corumbá

1 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 13h15
Após resgatar motorista cercado por fios energizados, bombeiros divulgaram orientações de segurança. - Foto: Corpo de Bombeiros

Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 10 ocorrências na região. Entre os casos, destacou-se um acidente registrado às 15h desta segunda-feira (30), quando uma guarnição de resgate e salvamento foi acionada para atender uma colisão na estrada de acesso ao assentamento Taquaral, passando pelo aterro sanitário.

De acordo com os bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção e colidiu em um poste de energia elétrica, provocando a queda de cabos da rede de alta tensão sobre o caminhão e criando um campo energizado ao redor do veículo.

O motorista, de 40 anos, permaneceu dentro da cabine. Apesar do susto, ele não apresentava lesões aparentes. Para garantir a segurança da vítima e da equipe de socorro, a concessionária de energia foi acionada e realizou o desligamento da rede no local. Após a retirada do risco elétrico, o condutor foi avaliado e recebeu orientações de segurança.

Além do atendimento à ocorrência, o Corpo de Bombeiros reforçou orientações importantes sobre como agir em situações semelhantes. Confira as recomendações que podem salvar vidas:

Como agir se fios de alta tensão caírem sobre o veículo

  1. Mantenha a calma e peça ajuda
    Se um fio cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo, que funciona como uma “gaiola de Faraday” e isola a eletricidade. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e aguarde a chegada do resgate especializado.

  2. Alerte quem estiver por perto
    Avise para que ninguém se aproxime. A corrente elétrica se dissipa pelo solo, formando áreas de risco ao redor do veículo. Oriente as pessoas a manter distância segura.

  3. Caso o carro pegue fogo, saia com cuidado
    Abra a porta sem encostar na lataria e pule com os pés juntos, mantendo-os unidos ao tocar o solo. Afaste-se do veículo pulando com os pés juntos ou arrastando um pé de cada vez, sem dar passos largos, para evitar descargas elétricas.

Os bombeiros destacam que nunca se deve tentar resolver situações com cabos energizados por conta própria. O procedimento correto pode evitar acidentes graves. Em caso de dúvidas ou situações de risco, a orientação é sempre acionar imediatamente os serviços de emergência (193) e a concessionária de energia.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.