Cultura

Fundação de Cultura repudia atitude de empresa que cortou bandeiras de São João no Porto

24 JUN 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h34
Na nota, a Fundação disse que as bandeiras seriam reaproveitadas em outras festividades. - Foto: Clóvis Neto - Ayrton Benites/PMC

Em nota de repúdio publicada nesta terça-feira, 24 de junho, a Fundação da Cultura de Corumbá, manifestou veemente à atitude da empresa de sonorização que, de acordo com a pasta, sem qualquer autorização prévia, cortou as bandeirolas instaladas na ladeira, em pleno período de celebração do São João – uma das festas mais tradicionais e aguardadas por nossa população.

Para a Fundação, o ato foi isolado, desrespeitoso e completamente incompatível com a organização e o espírito do evento, que tem sido um verdadeiro sucesso de público, valorizando a cultura e a economia local, além de promover o sentimento de pertencimento à nossa cidade.

A pasta ressalta que, neste ano, as bandeirolas foram cuidadosamente instaladas a uma altura de cinco metros, justamente para não prejudicar o tráfego de veículos, incluindo caminhões. A Administração Pública já havia se programado para realizar a retirada das bandeirolas de forma segura e organizada, a fim de preservá-las para uso futuro, zelando pelo patrimônio público.

Ainda na nota, a Fundação destacar que, mesmo após as festividades principais, os festeiros tradicionalmente continuariam descendo hoje pela ladeira, mantendo viva a tradição e o espírito de celebração popular. Por isso, lamentam ainda mais o ocorrido, que interrompeu uma manifestação espontânea de alegria e identidade cultural corumbaense.

A Fundação de Cultura disse ainda que a ação impensada da empresa comprometeu parte da decoração e feriu o esforço coletivo de servidores, parceiros e moradores que contribuíram para tornar o São João de Corumbá um marco ainda mais especial em 2025.

A nota assinada pela diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Wanessa Rodrigues, foi encerrada com a informação de que todas as medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas para responsabilizar os envolvidos e evitar que episódios como este voltem a ocorrer. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.