Política

Corumbá receberá R$ 1 milhão para instalar placas solares em poços de água

19 JUN 2025 • POR Danielly Carvalho • 12h41
Investimento vai levar energia solar a nove assentamentos e beneficiar agricultores familiares de Corumbá. - Foto: Capital do Pantanal

Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, foi aprovado o investimento de R$ 1 milhão destinado à instalação de placas solares em nove assentamentos rurais de Corumbá. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e beneficiar pequenos produtores da região.

O investimento foi anunciado pelo  deputado estadual Zeca do PT juntamente com a deputada federal Camila Jara (PT -MS), para o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O valor será utilizado para dar início a 50 % dos poços coletivos, nove dos 18 assentamentos para a implantação de energia solar. 

A cerimônia de anúncio contou com a presença de autoridades do setor produtivo, além de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Infraestrutura e Serviços Públicos, entre outros do poder Executivo municipal.

“O investimento em energia solar e perfuração de poços artesianos representa uma resposta concreta às principais demandas dos agricultores familiares. Estamos falando de redução nos custos com energia elétrica, acesso à água potável e melhores condições de produção no campo”, afirmou Zeca do PT. 

Para o Secretário  Executivo da Agricultura Familiar  de Corumbá, Juraci Aparecido Alves, o projeto traz para essas famílias uma melhoria na qualidade de vida e de valores humanos jamais valorizados por gestões anteriores. “Vários são os benefícios que serão gerados por esse projeto, mas um específico que é marca da gestão do prefeito Gabriel Alves Oliveira o respeito pelas pessoas que vivem em Corumbá. Na área rural está sendo considerado de forma carinhosa para que esse público seja considerado e respeitado pelo novo modelo de gestão”, destacou o secretário. 

O início das obras será assinado pelo presidente Lula durante sua próxima visita ao Mato Grosso do Sul.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.