Cultura

Memorial amplia horário durante festas de São João em Corumbá

19 JUN 2025 • POR Danielly Carvalho • 12h01
Espaço cultural ficará aberto das 16h às 20h entre 20 e 23 de junho, com entrada gratuita e atrações para os visitantes. - Foto: Instituto Homem Pantaneiro

Com a chegada do Arraial do Banho de São João, que movimenta Corumbá entre os dias 20 e 23 de junho, o Memorial Homem Pantaneiro vai funcionar em horário especial para atender o público que visita o Porto Geral e a Ladeira Cunha e Cruz, pontos centrais da festa. Localizado na Ladeira José Bonifácio, nº 161, no Centro da cidade, o espaço é aberto gratuitamente à população.

Durante esse período, o horário de funcionamento será das 16h às 20h, todos os dias. O Memorial é mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e funciona como centro cultural voltado à valorização das tradições pantaneiras. Reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2023, o local busca preservar e divulgar a cultura rural do Pantanal e reforçar a importância da conservação ambiental da região.

Os visitantes têm acesso a um documentário de 20 minutos com relatos de moradores que narram a ocupação do território pantaneiro ao longo de três séculos. A exposição também traz ambientes que retratam a presença dos povos originários, o cotidiano de uma cozinha de fazenda, manifestações religiosas e o tradicional Banho de São João. Além disso, dezenas de objetos históricos ajudam a compor a experiência.

O Memorial funciona no prédio da Casa Vasquez & Filhos, ao lado da sede do IHP, no Porto Geral. A construção é um exemplo de preservação do patrimônio histórico nacional. Iniciada em 1814, sobreviveu à Guerra do Paraguai e só foi concluída em 1898. O prédio foi projetado pelo italiano Martinho Santa Lucci e inaugurado em 1900 pela família Vasquez. Hoje, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi restaurado por meio do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.

A exposição permanente do Memorial foi viabilizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto conta com apoio de parceiros como Ambiental MS Pantanal/Instituto Aegea, ISA Energia Brasil, Hinove, Fort Atacadista (Grupo Pereira) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Fora do período do São João, o Memorial funciona de quarta a sexta-feira, das 15h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 8h às 11h. Grupos interessados podem agendar visitas pelo e-mail: memorial@institutohomempantaneiro.org.br.*Com informações do Instituto Homem Pantaneiro.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.