Corpus Christi une fé e tradição nas ruas de Corumbá com tapetes coloridos
19 JUN 2025 • POR Danielly Carvalho • 10h05As ruas centrais de Corumbá ganharam novas cores e significados nesta quinta-feira (19), durante a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi. A celebração católica mobilizou dezenas de fiéis desde as primeiras horas da manhã, com representantes de todas as paróquias da cidade trabalhando lado a lado para preparar o caminho por onde o Santíssimo Sacramento irá passar mais tarde, durante a procissão.
A movimentação começou às 6h e segue até o meio-dia. Os tapetes, elaborados com materiais sustentáveis como serragem colorida, sal, areia e borra de café, ocupam quatro trechos da rua Dom Aquino e arredores. Cada setor ficou sob responsabilidade de duas paróquias.
Para muitos, como Maria de Lurdes, uma das fundadoras da Comunidade Santa Luzia, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a data vai muito além do trabalho coletivo. “Nós estamos fazendo a tradição da Igreja Católica, que é confeccionar o tapete para Jesus passar. Lembrando que Jesus andou nessa terra, e quando ele andou, no Domingo de Ramos, o povo estendia as roupas, folhas, para Jesus passar. E hoje a gente faz esse tapete para relembrar essa passagem de Jesus pela terra.”
A fé também se fortalece quando é transmitida à nova geração. “Trouxe minhas netas, meus netos, trouxe meu esposo. Todo mundo para participar, prestigiar essa grande festa, e também para que essa cultura perdure. Porque se a gente não passar para os jovens, acaba morrendo”, completou Maria de Lurdes.
Ao lado dos adultos, as crianças também participam com entusiasmo. Ísis Lima, de oito anos, participa da Infância Missionária da Comunidade Menino Jesus e ajudava na confecção dos tapetes. Ela afirmou que gosta de participar das ações da igreja. “Eu gosto de fazer o tapete. A gente faz várias coisas legais, como visitar o asilo.”
Ilizeth Garcia, voluntária do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, reforçou o sentimento coletivo da manhã. “É muita emoção e dedicação de estar mais um ano trabalhando aqui, né? Fazendo esse serviço voluntário. E a satisfação de ver tudo pronto, né? Como diz, uma obra de arte feita por cada um, né?” Ao seu lado, estavam os filhos e as amigas da filha.
A importância da vivência pública da fé foi ressaltada por Luiz Ricardo Julião Rocha, coordenador diocesano de pastoral. “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa comunidade católica. A gente não é só católico dentro da igreja, a gente é na rua também, a gente é na família, a gente é no trabalho, em qualquer lugar.”
Luiz também destacou o envolvimento das crianças como uma extensão da catequese: “Na hora que elas começam a botar a mão na massa, elas vão entendendo o que é ser cristão católico. E por isso o momento do tapete é tão importante.”
A principal celebração de Corpus Christi em Corumbá será realizada ainda hoje, às 17h, com missa na Paróquia São João Bosco, presidida pelo bispo Dom João Batista de Oliveira. Após a celebração, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas do centro até a Catedral Nossa Senhora da Candelária.
“Pra Igreja Católica, a Eucaristia tem a centralidade da vida da comunidade. A gente celebra essa solenidade de Corpus Christi, onde toda a diocese se reúne. A gente faz essa caminhada levando junto o Santíssimo Sacramento, para dizer que Jesus está caminhando com a gente. Não está só lá dentro da igreja ele está no sacrário, mas também na vida das pessoas, no mundo, na sociedade”, explicou o bispo.
Dom João reforçou ainda o convite à população. “Todos estão convidados neste dia a participar com a gente, como diocese, começando às cinco da tarde lá na paróquia Dom Bosco, com a celebração da missa.”
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.