Cultura

Corpus Christi terá missa, procissão e tapetes coloridos em Corumbá

18 JUN 2025 • POR Danielly Carvalho • 17h21
Celebração reunirá fiéis de todas as paróquias com tapetes feitos desde a manhã e missa às 17h. - Foto: Sylma Lima, Capital do Pantanal

Fiéis católicos de Corumbá se preparam para viver, nesta quinta-feira (19), a celebração de Corpus Christi. A programação começa cedo, com a confecção dos tradicionais tapetes coloridos nas ruas da cidade. As comunidades paroquiais iniciam os preparativos às 6h da manhã, usando materiais orgânicos e sustentáveis como serragem tingida, borra de café, areia e sal para evitar impactos ambientais. A atividade segue até o meio-dia.

Às 17h, será realizada a missa principal na Igreja São João Bosco, presidida pelo bispo Dom João Batista de Oliveira. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pelas ruas do centro até a Catedral Nossa Senhora da Candelária.

Durante o trajeto, o Santíssimo Sacramento será levado no ostensório, acompanhado pelo bispo e padres. Eles caminharão sobre os tapetes coloridos confeccionados durante a manhã, enquanto os demais fiéis acompanham a procissão.

A confecção dos tapetes está dividida em quatro trechos ao longo da rua Dom Aquino e arredores: o primeiro grupo, formado pelas paróquias Sagrado Coração de Jesus e São José Operário, trabalhará entre as ruas Major Gama e Sete de Setembro; o segundo grupo, com as paróquias São João Bosco e São Bartolomeu, ficará entre a Sete de Setembro e a rua 15 de Novembro; o terceiro grupo, formado por Nossa Senhora de Fátima e Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, atuará entre a 15 de Novembro e a rua Frei Mariano; e o quarto grupo, da paróquia Nossa Senhora da Candelária, fará os tapetes em frente à igreja matriz.

Corpus Christi é uma celebração que destaca a presença real de Jesus na Eucaristia, por isso a importância da missa e da procissão pelas ruas, marcadas pela fé, tradição e a beleza dos tapetes ornamentais.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.