Idosa espera cirurgia renal há 4 anos, mesmo com decisão judicial favorável
12 JUN 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h42Diagnosticada com litíase renal, Marli Gonçalves de Souza, de 60 anos, moradora da região do Taquaral, em Corumbá, mesmo após decisão judicial que garante a cirurgia considerada urgente, aguarda há quatro anos pelo procedimento. A paciente precisa realizar uma ureterorrenolitotripsia flexível bilateral, cirurgia que ainda não foi viabilizada pela rede pública de saúde.
Dona Marli sofre com fortes dores, cólicas, náuseas, vômitos, perda de peso e já foi internada diversas vezes. Em março de 2024, ela voltou a ser hospitalizada em Corumbá com quadro de infecção urinária e pedras nos rins. A indicação médica para cirurgia de urgência foi novamente reforçada, mas sem recursos financeiros, ela segue sem atendimento.
A decisão judicial favorável à cirurgia foi concedida há quatro anos, mas o procedimento segue sem previsão de liberação. Para tentar ajudar, familiares e amigos organizaram um Bingo Solidário no último fim de semana, arrecadando cerca de R$ 9.940. O valor, no entanto, é insuficiente: a cirurgia custa aproximadamente R$ 30 mil.
“É muito difícil viver com dor constante. Preciso da cirurgia para voltar a ter qualidade de vida. Ganhei na Justiça, mas ainda não consegui realizar o procedimento”, lamenta Marli.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.