Polícia

Equipamentos furtados do 'Ilumina Pantanal' eram vendidos por empresa de Corumbá

11 JUN 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h28
Operação recuperou três inversores, cinco controladores de carga, quatro baterias e quatro placas de metal. - Foto: Divulgação/MPMS

O esquema criminoso foi descoberto após a apuração de furtos de equipamentos da concessionária de energia que atende à região do Alto Pantanal, no do projeto ‘Ilumina Pantanal’, que disponibiliza energia solar para moradores das regiões isoladas em Corumbá. A investigação levou até uma empresa de Corumbá, que estaria revendendo os materiais furtados, muitos deles importados e alto valor comercial.

Nesta terça-feira, a operação Apagão, realizada em conjunto pelo MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Corumbá e da CI/MPMS (Unidade de Apoio à Investigação do Centro de Inteligência), com a colaboração de agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar que integram o CI/MPMS, um homem, indicado como o principal alvo da ação, foi preso em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e receptação qualificada. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Corumbá e Campo Grande. 

Além da prisão, foram apreendidas três armas de fogo, sendo uma pistola, calibre 9mm, um revólver calibre.32 e um revólver calibre 22, além de 260 munições de diversos calibres. Também foram localizados e apreendidos equipamentos de energia de origem ilícita, incluindo três inversores, cinco controladores de carga, quatro baterias e quatro placas de metal. Documentos relevantes também foram levados para a investigação.

O MP considera que o esquema causou prejuízos não só à concessionária de energia, mas também aos moradores de várias comunidades da região pantaneira, que são atendidos pelo programa do governo do estado. O furto dos equipamentos geraram quedas frequentes e falhas no fornecimento de energia na região. *Com informações do MPMS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.