Polícia

Mulher queimada por capataz na Nhecolândia morre na Santa Casa da Capital

7 JUN 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h51
Mulher foi levada para Santa Casa de Campo Grande por aeronave, em grave estado de saúde. - Foto: Reprodução de vídeo

Eliana Guanes, de 59 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu internada no setor de queimados da Santa Casa de Campo Grande. Ela foi levada em estado grave para o hospital, nesta sexta-feira, 06 de junho, a bordo de uma aeronave do GOA (Grupo de Operações Aéreas), com o apoio do Ursa (Unidade de Resgate Avençado). De acordo com informações, a mulher tinha várias partes do corpo queimadas.

O autor, Lourenço Xavier, de 54 anos, foi capturado e possui em sua ficha criminal passagens por ameaça, furto e violência doméstica. A informação é que ele teria usado gasolina para atear fogo na vítima. Ainda não se sabe se os dois mantinham uma relação amorosa.  

Autor foi capturado. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em um vídeo feito logo após o crime, é possível perceber o desespero de testemunhas no local. Uma mulher que aparece nas imagens afirma que Eliana aguardava por socorro desacordada. “Olha a situação que está a mulher e nada de socorro. Ela está desmaiada. Eu estou muito nervosa e com medo de ficar aqui, desse homem solto por aí, fazer alguma arte com a gente”, disse a testemunha.

O crime foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá como "tentativa de feminicídio motivada por menosprezo ou discriminação à condição de mulher". O delegado responsável pelo caso, Filipe Araújo, diz que provas inicias indicam que o autor almejava um relacionamento amoroso com a vítima, e diante da negativa da mulher, ele teria ateado fogo nela.

Delegado da Polícia Civil de Corumbá comentou sobre o caso

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.