Ação cívico-social celebra o Dia da Marinha em Ladário
7 JUN 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h27Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, na quarta-feira da próxima semana, o 6º Distrito Naval em Ladário, promove neste sábado, 07 de junho, uma ação cívico-social na praça Nossa Senhora dos Remédios, no centro de Ladário. Uma estrutura montada recebe a população com diversas atividades e serviços desde às 08 horas da manhã.
No local, até às 16 horas de hoje, os militares divulgam e tiram as dúvidas, principalmente dos jovens, sobre como ingressar na Marinha do Brasil e apresentam materiais militares como equipamentos e a camuflagem dos fuzileiros. Em uma outra tenda, uma oficina que instiga bastante a curiosidade, ensina Nós e Voltas. Afinal, quem nunca parou para admirar e tentar descobrir como são feitos os nós dos marinheiros?
Em outras tendas, a população pode realizar serviços como aferição de pressão arterial, corte o cabelo e receber orientações sobre higiene bucal. Na noite de ontem, 06 de junho, em frente ao pórtico da Base Naval de Ladário, a Banda de Música da Marinha do Brasil realizou uma emocionante apresentação.
Ao Capital do Pantanal, o Comandante do 6° Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, ressaltou a grande satisfação em celebrar o Dia da Marinha. "A data relembra a bravura da Batalha Naval do Riachuelo e reafirma o compromisso da Marinha do Brasil com a Pátria, com a defesa da Amazônia Azul e, especialmente aqui, com o desenvolvimento da nossa região", disse.
O Contra-Almirante Amendoeira destaca ainda que no Comando do 6º Distrito Naval, estreitar os laços com com a população local é algo de grande importância. "A apresentação da Banda de Música em Ladário, as ações cívico-sociais e a exposição de equipamentos militares são exemplos desse esforço de aproximação", destaca.
Além das ações cívico-sociais que a Marinha realiza rotineiramente em Ladário e região, neste ano, a campanha “Vem pra Marinha”, também é apontada como destaque pelo Contra-Almiante. A ação "convida os jovens brasileiros a conhecerem mais de perto as diversas oportunidades de carreira que a Marinha oferece. Ao aproximar a nossa instituição da sociedade, buscamos não apenas prestar serviços, mas também inspirar vocações e despertar o interesse das novas gerações em servir ao Brasil com dedicação e honra", destaca.
Na edição deste ano, a Marinha do Brasil incorporou parceiros ao evento. A Associação Mulheres Brasileiras Empreendedoras em Ladário (AMBEL), que todos os meses promovem a feira "Movimenta Ladário, para divulgar o trabalho das mulheres empreendedoras da região, marca presença na ação de hoje.
Laysa Moura, presidente da associação, explica que na ação de hoje, 25 associadas estão participando com seus diferentes nichos de atuação. Laysa diz que a associação é uma oportunidade para as mulheres desenvolverem seus talentos e usarem disso comercialmente. "Muitas de nós saímos da nossa cidade para acompanhar o marido, deixando nossa profissão e emprego. Através da associação, nos apoiamos e criamos uma rede de apoio", disse.
A importância do dia 11 de junho
A Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com emprego das Forças Armadas e plena mobilização da sociedade.
A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate. Por conta desse episódio histórico, em 11 de junho, é celebrado o Dia da Marinha.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.