Operação prende 73 suspeitos por crimes sexuais contra crianças em MS
Polícia Civil cumpre mandados, acolhe vítimas e reforça ações de prevenção no estado
31 MAI 2025 • POR Danielly Carvalho • 09h53A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul encerrou nesta sexta-feira, 30 de maio, sua participação na Operação Caminhos Seguros 2025. A ação teve como foco o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes e resultou em 73 prisões em flagrante em várias regiões do estado.
Durante a operação, foram cumpridos 32 mandados de prisão por estupro de vulnerável, sendo 23 deles executados pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, a DEPCA, em Campo Grande.
Ao todo, 227 vítimas foram acolhidas e encaminhadas para atendimento especializado na rede de proteção. A DEPCA também apurou 142 denúncias recebidas por meio do Disque 100 e fiscalizou 187 locais identificados como pontos vulneráveis à exploração sexual infantil.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido durante as diligências, resultando na prisão de um homem por armazenamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.
Além das ações policiais, a operação promoveu atividades educativas como panfletagens e palestras sobre segurança digital, voltadas a pais, crianças e adolescentes.
A delegada Anne Karine Sanches Trevizan Duarte, responsável pela coordenação da operação na DEPCA, destacou que o trabalho realizado vai além da repressão e alcança também a prevenção e a conscientização.
“A Caminhos Seguros 2025 mostra que proteger nossas crianças e adolescentes é prioridade absoluta. Além de localizar e prender criminosos, conseguimos orientar famílias e prevenir novos casos por meio do diálogo e da educação”, afirmou.
A Operação Caminhos Seguros 2025 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. O plano busca garantir proteção integral por meio da articulação entre poder público, sociedade civil e instituições de defesa dos direitos da infância.
A Polícia Civil reforça que denúncias de abuso ou exploração podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, em qualquer delegacia do estado ou pela Delegacia Virtual, no site www.pc.ms.gov.br.*Com informações da Polícia Civil de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.