Natureza

Expedição Pantanal Tech inicia neste sábado em Corumbá 

30 MAI 2025 • POR Texto de Dina Karla Miranda, especial para o Capital do Pantanal • 17h02
Roteiro tem como objetivo integrar setores ligados à pesca esportiva, aquicultura, pecuária sustentável e gestão pública no Pantanal. - Foto: Divulgação

A Expedição Pantanal Tech, chega a Corumbá, neste sábado, 31 de maio. O roteiro percorre sete sub regiões pantaneiras e tem como objetivo conectar pessoas, identificar produtos e inovações tecnológicas aplicadas no Pantanal. 

O evento teve início no dia 27 de maio e termina no dia 1 de junho. A Expedição já percorreu seis cidades como: Aquidauana, Porto Murtinho, Nabileque, Miranda, Abobral, Nhecolândia, e termina em Corumbá. 

A Expedição é organizada pelo Instituto Viva Pantanal em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o roteiro foi desenvolvido alcançar os setores da pesca esportiva, aquicultura, pecuária sustentável, rota bioceânica, Agro-eco-turismo, agricultura familiar, ecoturismo, sustentabilidade e gestão pública. 

De acordo com o vice-presidente do Instituto Viva Pantanal, Luiz Felipe Mendes, organizador da Expedição Pantanal Tech 2025, juntamente com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, a proposta surgiu através do evento Pantanal Tech, um dos maiores eventos de protagonismo do Pantanal. “A nossa missão é buscar soluções econômicas, iniciativas sustentáveis, fomentar o turismo a produção de pecuária, agricultura e tudo que gera renda dentro do pantanal, que é feito pelo povo pantaneiro. O pantaneiro que cuida do pantanal. Queremos trazer pessoas de diferentes nichos que atuam que tem o poder de decisão que podem ajudar essas pessoas que já tem uma solução ou iniciativa, que tenha uma fonte de renda econômica e possam ajudar a aprimorar e apresentar melhorias no setor”, destacou Luiz. 

Os participantes fazem parte de instituições de ensino de pesquisas, instituições privadas, órgãos do governo e terceiro setor.

Para José de Carvalho Junior, Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, a expectativa da Expedição é positiva.  “A nossa expectativa é de que teremos resultados expressivos para a sustentabilidade do nosso bioma.  Recepcionaremos os integrantes da Expedição apresentando o nosso Centro de Convenções e em seguida embarcaremos em um barco hotel onde mostraremos algumas ações da Prefeitura de Corumbá, pelos gestores das pastas e em uma integração do Turismo, Cultura, Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Cultural, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, todos comprometidas em ações de sustentabilidade, que, com certeza, envolve muita tecnologia”, afirmou Jose de Carvalho Junior.

Confira a Programação: 

31.05

5h- Café da manhã / Quebra-torto;
6h - Deslocamento via Pantanal do Abobral até o Pantanal da Nhecolândia com almoço no Leilão Novo Horizonte e fala sobre a pecuária sustentável;
13h - Travessia de balsa no Rio Paraguai / troca de experiência entre os participantes;
16h - Recepção em Corumbá com Seminário Pantanal Tech (Apresentação instituições parceiras);
21h - pernoite.

01.06

6h30min - Café da manhã;
08h - Visita ao Memorial do Homem Pantaneiro;
9h30min - Agradecimentos e retorno a origem de cada participante.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.