Saúde

Comissão de Saúde sugere turnos de seis horas e plantão até 22h no CEM de Corumbá

29 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço com Assessoria da Câmara de Corumbá • 08h57
Proposta foi encaminhada para a pasta da saúde municipal. - Foto: Divulgação

A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara de Corumbá apresentou sugestão à Prefeitura Municipal, para ampliar o atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com duas equipes de trabalho e plantão de até 22 horas. 

A proposta, apresentada pelo vereador Yussef Salla, direcionada ao secretário de Saúde Antônio Juliano de Barros, se deve ao fato do Município está em vias de contratar mais profissionais médicos e, com o número previsto, a unidade não contará com salas suficientes para funcionar até as 22 horas.

A proposta apresentada pela Comissão Permanente é para dividir as equipes com uma atendendo pacientes no período das 6 às 12 horas, uma segunda equipe das 12 às 18 horas, e o plantão das 18 às 22 horas.

Auditorias

Os integrantes da Comissão buscam também informações a respeito das auditorias em andamento na pasta da Saúde Pública, bem como sobre outras questões pertinentes à gestão e execução das políticas públicas de saúde em Corumbá.

A solicitação partiu do presidente da Comissão, vereador Marcelo Araújo, por meio de um requerimento assinado por Yussef Salla, membro, e direcionado à diretora da Auditoria Municipal de Saúde, Suzana Figueiredo Pereira Xavier.

O pedido, conforme Marcelo, tem como objetivo ampliar a transparência, fomentar o controle social e fortalecer o papel fiscalizador da Comissão, a fim de assegurar que os recursos públicos destinados à saúde estejam sendo aplicados de forma correta, eficiente e em conformidade com as normativas vigentes.

Diante disso, solicitou agendamento de reunião com a Auditoria Municipal de Saúde, para apresentação de dados que possam subsidiar os trabalhos da Comissão de Saúde, especialmente no que tange às auditorias atualmente em curso; ao andamento de apurações anteriores, e a outras informações de interesse público relacionadas à saúde.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.