Geral

GAAP realiza a 4ª Caminhada da Adoção neste sábado em Ladário

23 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h15
Concentração da 4ª Caminhada da Adoção será às 08h45 no Pórtico da Marinha do Brasil, em Ladário. - Foto: Arquivo/MB

Em celebração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção Pantanal (GAAP), realiza neste sábado, 24 de maio, a 4ª Caminhada da Adoção em Ladário. A concentração será às 8h45, na praça em frente ao Pórtico da Marinha do Brasil e a caminhada, aberta ao público, deve iniciar às 9h. 

O caminhada tem por objetivo sensibilizar a população sobre o significado e importância social da adoção. Para o coordenador do GAAP, Cleverson Gonçalves da Costa, a adoção é uma forma legítima e amorosa de construir família. 

“Sou pai do Luiz Antônio, que chegou há sete anos em nossas vidas. Ao lado da minha esposa, Laura Barcellos, com quem sou casado há quase 30 anos, vivemos diariamente as alegrias e os aprendizados que a adoção nos proporciona., disse.”

O GAAP foi fundado em 4 de novembro de 2016, em Corumbá, como uma associação sem fins lucrativos que atua no acolhimento e orientação de famílias que vivenciam ou desejam vivenciar a adoção. O grupo promove encontros, debates e atividades que visam ampliar a compreensão sobre a filiação adotiva e seus desafios.

Dia Municipal da Adoção

Em 2019, a Câmara Municipal de Corumbá, aprovou a Lei Municipal nº 2.672, instituindo a data de 10 de maio como o Dia Municipal da Adoção e Acolhimento.

Na época, Cleverson Gonçalves, coordenador do GAAP, classificou a criação Lei como uma grande oportunidade para sociedade refletir sobre o tema. 

“Com a criação desta lei, somos levados como sociedade, a uma reflexão sobre as motivações para uma filiação adotiva, trabalhar medos, frustrações, expectativas, ansiedade, preconceitos e demais situações que surgirão ao longo do caminho nesse processo, que é um tempo de autoconhecimento e preparo, temas amplamente trabalhados pelos grupos de apoio”, disse.

*Com informações da Assessoria da PML e da Câmara de Corumbá

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.