Deputado denuncia falhas da AENA na administração do aeroporto de Corumbá
21 MAI 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h33O Aeroporto de Corumbá, administrado pela AENA Brasil, está no centro de uma denúncia feita nesta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) afirma que aeronaves de UTI aérea enfrentam dificuldades para pousar na cidade devido à falta de resposta da equipe responsável pelas autorizações, mesmo com canais de contato que deveriam funcionar 24 horas por dia.
De acordo com o parlamentar, apenas no mês de abril, mais de quatro tentativas de acionamento não foram atendidas, o que teria comprometido o transporte de pacientes em estado grave para centros médicos com mais estrutura.
Em seu discurso, Duarte afirmou que “esse é um caso de polícia. A AENA Brasil é a concessionária gestora dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, além de ser a maior operadora de campos de aviação do mundo. Não tem fiscalização. Vivemos hoje um apagão das Agências Reguladoras. Sem fiscalização as concessionárias pintam e bordam, fazem o que querem e ainda deixam pessoas correrem risco de morte. Lembro que o aeroporto de Corumbá deve funcionar 24 horas para esse tipo de operação, conforme documento oficial da ROTAER”.
O deputado apresentou um requerimento cobrando da empresa explicações sobre os procedimentos adotados em casos de emergência. Ele quer saber em quanto tempo as chamadas devem ser atendidas e quantos funcionários estão disponíveis durante o período noturno para atender esse tipo de operação.
A justificativa do requerimento, segundo Duarte, é baseada em relatos de médicos e pilotos de UTIs aéreas que relatam dificuldades recorrentes para contatar os fiscais de pátio do aeroporto. “Esse requerimento se justifica pelos vários relatos de médicos e pilotos de UTIs que não conseguem contato com os fiscais de pátio encarregados de responderem aos chamados das UTIs aéreas”, declarou.
*Com informações da Assessoria Parlamentar.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.