Natureza

Curso prepara Bombeiros para resgatar animais silvestres vítimas do fogo

21 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h40
Curso foi promovido pelo Gretap entre os dias 12 e 15 de maio. - Foto: Gustavo Escobar

Durante três dias, cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) participaram de um treinamento especial de Resgate Técnico Animal (RTA). O objetivo do curso foi capacitar de forma intensiva os participantes para realizarem o resgate adequado e seguro das mais diversas espécies da fauna pantaneira.

Promovido pelo Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), instituição ligada à Semadesc (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o curso de RTA aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio, contando com a parceria da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As atividades ocorreram no Biotério da universidade, na sede do Instituto São Vicente e na Fazenda Escola da UCDB, na região da Lagoa da Cruz.

A coordenadora operacional do Gretap, Paula Helena Santa Rita, bióloga e médica veterinária, explica que o objetivo do curso foi de habilitar os profissionais da linha de frente no combate aos incêndios florestais e também nas ocorrências rotineiras do Corpo de Bombeiros, para que possam realizar a captura, o resgate e o deslocamento adequado dos animais, tanto da fauna silvestre quanto dos domésticos. Ela frisa que "nenhum dos participantes deixou de realizar tanto a parte teórica quanto a prática do curso. A ideia foi garantir que todos vivenciem a experiência completa", disse.

A capacitação contou com módulos teóricos e práticos, abordando conteúdo sobre medicina veterinária de desastres, biossegurança, ética no manejo de animais, contenção de pequenos e grandes animais e técnicas específicas para fauna silvestre. Entre os grupos abordados estão aves, répteis e mamíferos — com destaque para serpentes e crocodilianos, espécies frequentemente encontradas durante ocorrências no bioma Pantanal.

Ao todo, 30 Bombeiros participaram do treinamento divido em partes teórica e prática. Foto: Gustavo Escobar

Durante o curso, os participantes vivenciaram simulações realistas, como o resgate de animais feridos ou em risco iminente. A prática é realizada em trios, espelhando a formação usual das equipes de campo. O encerramento da formação foi marcado por uma simulação de resgate técnico animal, unindo os conhecimentos adquiridos ao longo do treinamento e testando a capacidade de resposta dos militares diante de uma situação emergencial.

Soldado do Corpo de Bombeiros, Sérgio Leite destaca a importância da formação para a atuação em campo. Ele frisa que "com as instruções, principalmente sobre ofídios, como as serpentes, aprendemos muito a diferenciar as espécies e a saber como agir. Isso ajuda bastante nas missões, porque além de operarmos em várias regiões, conseguimos orientar os moradores dessas áreas mais distantes e aplicar melhor o conhecimento adquirido".

Preparação para temporada do fogo

O treinamento RTA faz parte do cronograma oficial de preparação do Corpo de Bombeiros e está alinhado com o plano de ação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para resposta a desastres. O curso de RTA é realizado desde 2021 em Mato Grosso do Sul, sendo que em 2025 mais dois grupos, do CPCF e PrevFogo, também farão a capacitação.

O RTA têm contribuído para melhorar o tempo de resposta, aumentar a segurança das equipes e garantir o bem-estar dos animais envolvidos nas ocorrências. A cada ano, as habilidades dos grupos vêm se refinando com profissionais capazes de identificar rapidamente os animais que precisam de atendimento, realizando todo o processo com mais segurança. *Com informações da Comunicação do Imasul

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.