Agraer atende população rural de Corumbá em ação nesta sexta-feira, 16
16 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h43O atendimento acontece na Colônia de Pescadores Z1, localizada na Rua Domingos Sahib, 280, na região do Porto Geral de Corumbá. Hoje, 16, é o último dia de atendimento do projeto “Agraer em Ação” na cidade. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atende a população rural de diferentes comunidades do município até às 16h de hoje.
Durante toda a semana a Agência prestou serviço gratuito a serviços previdenciários e orientações técnicas, por meio de uma van itinerante equipada, que percorreu diferentes regiões da cidade. Entre os serviços oferecidos estão: Aposentadoria rural; Salário-maternidade; Auxílio por incapacidade temporária; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Pensão por morte; Emissão de extratos e consultas; Emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e Orientações sobre o Crédito Rural – Pronaf.
A assistente social da Agraer e coordenadora do projeto, Yaíza Baís, destaca o impacto da ação. “O Agraer em Ação vem facilitando o acesso da população rural a serviços essenciais. Muitos agricultores e agricultoras familiares que atendemos não sabiam que tinham direito, por exemplo, à aposentadoria ou ao salário-maternidade. Esse projeto aproxima o poder público de quem realmente precisa”.
A presidente da Comunidade Quilombola Família Ozório, Nascília Ortiz, avalia o quanto o atendimento na Vila Albuquerque foi essencial. “É ótimo ter esse contato mais próximo, porque estamos longe do centro da cidade, com acesso difícil, né? E essa ação vem justamente pra isso: facilitar a vida de quem mora no campo. É um trabalho que fortalece a comunidade, que ajuda os produtores a acessarem seus direitos, enquanto continuam cuidando dos seus afazeres, da terra, da família. É uma ajuda que chega na hora certa”.
Corumbá é a quinta cidade de Mato Grosso do Sul a receber o projeto, que já passou por Sidrolândia, Corguinho, Ribas do Rio Pardo e Terenos, levando cidadania, dignidade e inclusão social para centenas de famílias do campo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.