Abertura oficial do Maio Amarelo em Ladário alerta para os itens de segurança no trânsito
14 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h19Na manhã desta quarta-feira, 14, Ladário realizou a abertura oficial da campanha Maio Amarelo, em uma cerimônia com a presença do prefeito Munir Ramunieh, do conselheiro Jefferson Braga do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito), da Secretária Municipal de Educação Fernanda Salgado e da Diretora-Presidente da Agentrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Ladário) Rosalina Barcellos.
Em sua fala de abertura, Rosalina destacou a importância de unir esforços pela campanha. "O Maio Amarelo é uma chamada mundial para que juntos possamos ter mais responsabilidade e salvar vidas". Neste ano, Ladário tem desenvolvido uma campanha diversa, com atividades educativas direcionadas para os mais variados grupos. De jovens à idosos, de ciclistas à caminhoneiros, todos estão sendo impactados com as ações que visam alertar para a necessidade de respeitar as leis e o uso dos itens de segurança no trânsito.
Com foco na educação das crianças e adolescentes, para esses sejam multiplicadores da conscientização, a secretaria de educação municipal está unida com a Agência Municipal de Trânsito em prol da causa. A secretária municipal de educação, Fernanda Salgado, destaca que "o objetivo é sensibilizar os diretores, coordenadores, funcionários das escolas e, principalmente aos alunos, para que esse conhecimentos chegue até as famílias. Queremos contribuir com uma cultura de paz e respeito que deve ser incorporada desde infância".
O prefeito Munir parabenizou a equipe da Agemtrat pelo excelente trabalho que vêm sendo realizado na campanha deste ano e pontou algumas ações que a administração municipal está realizando para contribuir com um trânsito mais seguro. "Com redução das chuvas estamos retomando o serviço de tapa buracos e ainda neste mês iniciaremos a implantação de lombadas nas áreas de todas as escolas no município. Essas são medidas que influenciam diretamente na direção dos condutores e segurança dos pedestres".
Após as falas das autoridades, o Grupo Infanto-Juvenil de Danças Urbanas, da Cripam (Casa de Recuperação Infantil "Padre Antônio Muller"), apresentou a coreografia Vivart, com criação e direção de Leandro Lincon. crianças e adolescentes deram um tom descontraído à cerimônia com uma empolgante apresentação. A Cripam é uma instituição não governamental, que atualmente atende 411 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Na sequência, tiveram inicio as palestras educativas ao tema. A primeira do dia, foi ministrada pelo servidor da Agemtrat, Paulo Rogério, ele abordou a importância do uso dos itens obrigatórios de segurança como cinto de segurança, faixa de pedestre e capacete para motociclistas e passageiros. Outra questão evidenciada foi grave perigo de usar celular enquanto dirige, conduzir veículo sobre efeito de bebida alcoólica e dirigir sem habilitação. "Respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro salva vidas e também salva condutores das multas. As penalidades são severas, incluindo reclusão e a perda do direito de dirigir", disse o servidor.
Programação do Maio Amarelo em Ladário
-
16/05 – Palestra voltada ao público idoso, na sede da AAPPIL, às 8h.
-
20/05 – Blitz educativa em parceria com o município de Corumbá, às 8h, para motoristas, ciclistas e pedestres.
-
21/05 – Palestras na empresa Granel Química Ltda., às 8h e às 15h, direcionadas aos colaboradores.
-
23/05 – Caminhada de encerramento local, às 8h, na Avenida 14 de Março, com participação de alunos da rede municipal e estadual.
-
28/05 – Encerramento nacional do Maio Amarelo, na ACADEPOL, em Campo Grande, com a presença de gestores de todo o estado.
Além da programação principal, ao longo do mês a AGEMTRAT também realiza palestras em escolas da cidade, abordando o comportamento seguro no trânsito com os estudantes.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.