Educação

Ser cidade pequena não exclui Ladário dos riscos no trânsito, alerta diretora da AGEMTRAT

13 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h14
Ações do Maio Amarelo em Ladário atingem jovens, idosos, condutores e pedestres. - Foto: Capital do Pantanal

Em meio as ações de conscientização a respeito da segurança no trânsito, durante a campanha nacional do Maio Amarelo, o Capital do Pantanal conversou com Rosalina Barcellos, pela segunda vez Diretora Presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Ladário (AGEMTRAT). Ela alerta que por se tratar de uma cidade pequena, os moradores de Ladário possuem a falsa ideia de que não correm riscos no trânsito.

"É justamente o contrário. Às vezes, por conhecerem o caminho ou acharem que 'é só um trecho pequeno', as pessoas acabam dirigindo com menos atenção. E é aí que os acidentes acontecem", alerta Rosalina.

Com a missão de conscientizar e salvar vidas, o Maio Amarelo lembra que todos devem assumir sua responsabilidade por um trânsito mais seguro. Pequenas mudanças de atitudes, como respeitar a sinalização e não usar o celular enquanto dirige, é o garante a segurança nas ruas da cidade.

Neste ano, com o objetivo de atingir diferentes públicos, os servidores da Agência Municipal estão realizando atividades educativas para motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros de várias idades. De jovem à idoso, todos devem repensar suas ações no trânsito. "Neste ano, a campanha está mais diversa justamente pra alcançar esses diferentes públicos e mostrar que cada um pode colaborar com um trânsito mais seguro", detalha a diretora.

Segundo Rosalina, em Ladário, as irregularidades mais comuns são excesso de velocidade, principalmente nos bairros, uso de celular ao volante, motociclistas sem capacete e pessoas dirigindo sem habilitação. Ela explica que essas são atitudes altamente perigosas, que colocam em risco tanto quem está dirigindo quanto os pedestres.

Fora do Maio Amarelo, a AGEMTRAT mantém seu trabalho de educação e fiscalização, com blitz educativas, ações em escolas, orientações nas ruas e também junto à outros órgãos, quando necessário. As ações são desenvolvidas não apenas no centro da cidade, onde o tráfego é mais intenso, elas são levadas para todos os bairros do município. "O trânsito está em todo lugar, e nosso papel é alcançar toda a cidade com orientação e informação".

Programação do Maio Amarelo em Ladário

Além da programação principal, ao longo do mês a AGEMTRAT também realiza palestras em escolas da cidade, abordando o comportamento seguro no trânsito com os estudantes.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.