Governo federal autoriza contratação de brigadas pelo Prevfogo
12 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h06Com o objetivo de evitar que incêndios florestais novamente castiguem o país como ocorreu no ano passado, o Governo Federal autorizou, por meio da Portaria Ibama nº 60, publicada na sexta-feira, 9 de maio, no Diário Oficial da União, a contratação de brigadas federais pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo.
O documento permite a contratação de brigadas federais temporárias compostas por brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão para atuarem em diversos municípios de 17 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
A portaria também autoriza o Prevfogo a contratar brigada federal de manejo integrado do fogo pelo período de dois anos (prorrogável por mais um), composta por um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais para atuar em municípios da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.
A portaria ainda permite a contratação de agentes federais de informação de prevenção e combate aos incêndios florestais; chefe de esquadrão e brigadistas de queima prescrita; supervisores federais de prevenção, monitoramento, logística, operações e tiro quente, além de supervisores estaduais de brigadas, de prevenção e combate aos incêndios florestais para apoio às coordenações estaduais do Prevfogo.
Contratação em Corumbá
Em Corumbá, 173 pessoas se inscreveram no processo de selação de brigadistas do Prevfogo/Ibama. Os candidatos realizaram o TAF (Teste de Aptidão Física) e o Thufa (Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas) entre os dias 4 e 5 de maio.
Do total de 173 inscritos, 107 foram aprovados nos testes TAF/THUFA, 40 foram classificados para o curso realizado entre os dias 6 e 10 de maio e 29 foram aprovados para contratação de seis meses de trabalho. Deste total, um será o chefe da Brigada, quatro serão chefes de Esquadrão e 24 atuarão na equipe de Brigadistas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.