Economia

Procon de MS orienta sobre compras on-line no Dia das Mães

9 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h54
Para evitar golpes é fundamental desconfiar de links desconhecidos enviados por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais. - Foto: Divulgação

Em busca do melhor preço, muitos consumidores buscam o presente de Dia das Mães na internet, afinal, a compra online tem fama de oferecer preços melhores que nas lojas físicas. Porém,  o Procon de Mato Grosso do Sul alerta para alguns cuidados essenciais para não cair em golpes.

Para evitar golpes é fundamental desconfiar de links desconhecidos enviados por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais. Detalhes de segurança devem ser observados como a presença do ícone de cadeado na barra de navegação — que indica conexão segura —, além da disponibilização no site de informações confiáveis como endereço físico da empresa, CNPJ e telefone para contato.

A reputação da loja deve ser verificada, podendo ser consultada em plataformas como o consumidor.gov.br. Além disso, o uso de métodos de pagamento seguros — como cartões ou serviços reconhecidos de transferência financeira — é essencial. O consumidor deve proteger seus dados pessoais, evitando armazená-los em sites de procedência duvidosa e sempre guardando comprovantes de publicidade e compra.

O prazo legal para desistência de compras realizadas pela internet é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. Essa regra protege o consumidor, que não tem acesso físico ao item no momento da compra. Caso o produto não atenda às expectativas, ele pode ser devolvido sem necessidade de justificativa e com direito à restituição do valor pago. *Com informações do Procon-MS 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.