Polícia

Repressão, fiscalização e ações educativas integram a Operação Caminhos Seguros na região

9 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h47
Locais considerados de maior vulnerabilidade para menores de idade estão recebendo a fiscalização policial. - Foto: PMMS

A Operação Caminhos Seguros, iniciada em 30 de abril, faz parte do campanha nacional Maio Laranja, de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Corumbá e Ladário, policiais militares do 6º batalhão intensificam as atividades com ações educativas, repressão e fiscalização em pontos estratégicos.    

Entre as ações educativa e de conscientização, os policiais realizam palestras em unidades escolares e blitzes com distribuição de materiais informativos. Bares, conveniências e locais considerados de maior vulnerabilidade para menores de idade estão recebendo a fiscalização policial. Concomitantemente a fiscalização, os policiais estimulam a população à utilizarem os canais oficiais pa PM para denunciarem casos de abuso infantil na cidade.

Escolas de Corumbá e Ladário estão recebendo palestras educativas ao tema. Foto: PMMS

O Disque 100 e a central 190 da Polícia Militar estão disponíveis para todo tipo de denúncia criminal, incluindo as de exploração sexual infantil. No âmbito da operação, um suspeito de abuso sexual infantil no município de Corumbá foi conduzido para a Delegacia após o recebimento de denúncia pela Central 190. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e segue sob a investigação da Polícia Civil.

Entre as unidades escolares que já receberam as palestras educativas ao tema estão: Escola Municipal Marques de Tamandaré, Escola Municipal Nelson Mangabeira, Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, Escola Municipal Luís Feitosa, Escola Francisco Mendes Sampaio, Escola Estadual Caetano Pinto, Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian e Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, localizadas nos municípios de Corumbá, Ladário e Miranda. Também foram realizadas atividades no CAIJ, no CAIC e no Instituto Novo Olhar, além de uma palestra direcionada aos alunos do projeto de Karatê do 6º BPM.

População estão sendo orientadas quando à importância de denunciar casos de abuso sexual infantil. Foto: PMMS 

Outras instituições, como os Conselhos Tutelares, Polícia Civil, Guarda Municipal, além de órgãos de segurança pública e da assistência social, também estão empenhados na operação, atuando de forma integrada para garantir a efetividade das ações e ampliar a proteção à infância e adolescência em toda a região.

A Operação Caminhos Seguros segue em andamento durante todo o mês de maio nas cidades de Corumbá, Ladário e Miranda. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.