Quadrilha que traficava drogas e armas do MS para a Europa é alvo da PF
7 MAI 2025 • POR Danielly Carvalho • 14h44A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Blacklist, voltada a desmantelar uma quadrilha envolvida no tráfico internacional de drogas e armas, além de corrupção e roubos. O grupo agia na fronteira com o Paraguai e tinha ramificações em vários estados brasileiros.
De acordo com as investigações, os criminosos compravam drogas e armamentos no Paraguai, traziam o material ilegalmente pelo Mato Grosso do Sul e distribuíam em São Paulo. Parte da droga era levada para a Europa, o que aponta a atuação do grupo em um esquema transnacional.
A ação é um desdobramento da Operação Licantropia, realizada em 2023, que revelou o uso de jovens brasileiras como "mulas" no transporte de cocaína para o exterior. Agora, o alvo são os chefes da organização que operavam diretamente na região de fronteira.
Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, em cidades como São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Ponta Porã (MS). As ordens foram expedidas pelas Justiças Federal e Estadual de Ponta Porã.
Durante o cumprimento das diligências, a PF apreendeu munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados e outras quatro em Ponta Porã. Três veículos também foram recolhidos. Em uma das casas investigadas, foi encontrada uma impressora 3D, que seria usada para fabricar peças e acessórios de armas.
A operação mira a estrutura financeira e logística do grupo, que já estava no radar da Polícia Federal por ligações com o narcotráfico internacional.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.