Diocese de Corumbá divulga medidas preventivas às Síndromes Respiratórias
2 MAI 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h40Devido o aumento de casos de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na cidade, a Diocese de Corumbá divulgou nota com recomendações preventivas à serem seguidas por todas as comunidades e seus fiéis. As medidas tiveram como base, o comunicado da Secretara de Saúde Municipal.
Assinada pelo Bispo Dom João Batista, a nota recomenda as seguintes medidas preventivas para as atividades pastorais:
- Priorizar ambientes ventilados ou ao ar livre para encontros de catequese, grupos de jovens, reuniões e outras atividades comunitárias.
- Manter a higiene frequente das mãos, utilizando água e sabão ou álcool em gel, especialmente antes e após o contato com outras pessoas.
- Evitar aglomerações desnecessárias e, se possível, manter um distanciamento seguro durante os momentos de convívio.
- Ao sentir sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, falta de ar), recomendamos repouso e a busca por atendimento médico, evitando participar de atividades comunitárias até a recuperação e recomendamos uso de máscaras faciais.
- Manter os ambientes das paróquias e capelas limpos, com especial atenção a superfícies de uso comum.
- Os grupos indicados, pedimos que vacinem de acordo com o calendário.
De acordo com o último boletim divulgado em 30 de abril, pela Unidade Sentinela, que monitora os casos de doenças respiratórias na cidade, Corumbá está com 19 pessoas internadas na Santa Casa e seis óbitos registrados em decorrência da doença.
Para combater o aumento de casos, a secretaria municipal de saúde intensificou a vacinação. A ação acontece Poliesportivo da cidade, na rua Porto Carrero, nº 1000, das 8h às 12h, até 4 de maio.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.