Saúde

Corumbá monitora aumento de doenças respiratórias e adota ações preventivas

28 ABR 2025 • POR Danielly Carvalho • 18h09
Secretaria Municipal de Saúde recomenda uso de máscaras e reforça medidas de higienização e vacinação para prevenir o aumento de casos. - Foto: Clóvis Neto/PMC

Corumbá está enfrentando um aumento preocupante nos casos de doenças respiratórias, especialmente a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que tem deixado as autoridades de saúde em alerta. Relatórios recentes mostram que a demanda por atendimentos médicos nas unidades básicas de saúde, nos serviços de urgência e emergência, e nas internações hospitalares disparou, resultando em superlotação nos leitos de pediatria e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma série de recomendações para ajudar a conter a propagação dos vírus respiratórios. Entre as orientações estão o isolamento imediato de pessoas diagnosticadas ou com sintomas, que devem se afastar das atividades por sete dias, o uso obrigatório de máscaras para quem apresentar sintomas gripais, a lavagem frequente das mãos com água, sabão ou álcool em gel, e a limpeza constante dos ambientes. Também foi enfatizada a importância da vacinação para os grupos prioritários que ainda não se imunizaram na campanha atual. Para evitar aglomerações, foi recomendada a suspensão de eventos, exceto aqueles relacionados à saúde, além da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos. A população deve procurar atendimento médico ao notar sinais como dificuldade respiratória, febre persistente ou queda na oxigenação.

Em resposta ao aumento dos casos, a Prefeitura de Corumbá decidiu suspender as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino (REME) entre os dias 29 de abril e 4 de maio. Durante esse período, as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) seguirão as seguintes recomendações:

A decisão será reavaliada nos próximos dias, dependendo de como a situação epidemiológica evoluir na cidade.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.