Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025
18 ABR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h00As Brigadas Voluntárias do Pantanal, que lutam para proteger o território contra os incêndios florestais, estão indicadas ao Prêmio Faz a Diferença 2025, na categoria Destaque de Brasil. A premiação é uma iniciativa do Jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI) e o apoio da Naturgy.
Esta é a 22ª edição do prêmio que homenageia brasileiros e instituições que inspiraram o país por seus trabalhos e dedicação no último ano. Os indicados ao prêmio em 13 categorias foram selecionados pela Redação do GLOBO, que neste ano comemora seu centenário. Já na categoria Desenvolvimento do Rio, a Firjan SESI escolheu empresas que uniram boa visão de negócios, bem-estar de funcionários, projetos sociais e preservação do meio ambiente.
Entre os três indicados na categoria Destaque de Brasil, concorrendo com o promotor de justiça Lincoln Gakiya e o empresário Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, está o projeto das Brigadas Voluntárias do Pantanal.
Como votar?
A votação no Prêmio Faz a Diferença 2025 é inteiramente popular e está disponível no link . Para votar, é necessário criar uma conta Globo e estar logado.
Sobre as Brigadas
As brigadas voluntárias no Pantanal desempenham um papel fundamental no combate aos incêndios e na prevenção de novos focos, sendo uma força essencial para a proteção do bioma. Elas são compostas por moradores locais, que, por meio de treinamento e equipamento adequados, atuam na primeira resposta aos incêndios, além de promoverem ações de prevenção e educação ambiental.
Por estarem localizadas dentro do bioma Pantanal, elas são as primeiras a chegar em um incêndio, retardando ou impedindo a propagação das chamas. Outro diferencial das brigadas voluntárias é o conhecimento territorial e da vegetação local dos integrantes, o que facilita a identificação de focos e a escolha das estratégias de combate mais adequadas.
As brigadas voluntárias são mantidas por instituições não governamentais, e as doações são parte importante para a manutenção das atividades dessas brigadas, que atuam em conjunto com outras instituições, como o ICMBio, o Ibama, a Ecoa e a SOS Pantanal, fortalecendo a rede de proteção ao Bioma. Confira as instituições que mantém brigadas voluntárias no Pantanal:
-
Instituto Homem Pantaneiro: mantém a Brigada Alto Pantanal desde 2020 com atuação na prevenção e combate a incêndios florestais, promovendo também ações de educação ambiental.
-
Ecoa – Ecologia e Ação: promove a formação e o treinamento de brigadas comunitárias em parceria com outras organizações, como o Prevfogo/Ibama, a WWF Brasil e a SOS Pantanal.
-
SOS Pantanal: Atua na formação e apoio às brigadas comunitárias, promovendo também ações de prevenção e combate a incêndios florestais.
-
IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas: Desenvolve projetos de prevenção e combate a incêndios, incluindo a formação de brigadas voluntárias e comunitárias.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.