Cultura

Memorial Homem Pantaneiro funciona em horário especial nesse feriado de Páscoa

18 ABR 2025 • POR Assessoria • 09h43
Nesta Sexta-feira Santa (18), o Memorial está fechado, mas a visitação estará aberta no sábado (19), domingo (20) e segunda (21). - Foto: Divulgação/IHP

O Memorial Homem Pantaneiro é um programa permanente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que funciona como centro cultural, é reconhecimento como Ponto de Memória pelo IBRAM (2023), e promove a cultura rural pantaneira, seus costumes, tradições e jeito de ser em um trabalho alinhado à importância da conservação do Pantanal. Para o feriado de Páscoa, o seu funcionamento tem mudanças para atender visitantes que estejam passeando por Corumbá nesse feriado prolongado.

Veja o cronograma:

O Memorial fica fechado na terça-feira, como é normal em sua programação, e reabre na quarta-feira.

O Centro de Memória pode ser visitado no edifício Casa Vasquez & Filhos, que fica ao lado da sede do IHP, em Corumbá (MS), no Porto Geral. A Casa Vasquez & Filhos é um modelo de ocupação de espaços tombados como Patrimônio Histórico Nacional. A construção do prédio foi iniciada em 1814, resistiu à devastação da Guerra do Paraguai (1864-1870) e a conclusão ocorreu em 1898. O construtor foi o italiano Martinho Santa Lucci. A inauguração do prédio ocorreu em 1900 pela família Vasquez.

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e recuperado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.

Em 2024, o Memorial Homem Pantaneiro passou por remodelação do espaço físico. As novidades são implantação de acessibilidade, nova cenografia, criação de espaço dedicado à mulher pantaneira, utilização de recursos audiovisuais para trazer uma parte da história pantaneira para os visitantes.

A nova exposição de longa duração no Memorial Homem Pantaneiro foi possível com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. São parceiros: Ambiental MS Pantanal/ Instituto Aegea, ISA ENERGIA BRASIL, Hinove, Fort Atacadista (Grupo Pereira) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Na visitação gratuita, o Memorial também reserva para os visitantes a oportunidade de assistir a um documentário exclusivo com pantaneiras e pantaneiros, que relatam como é a vida no território e a ocupação das áreas para dar início à pecuária pantaneira, tão peculiar e famosa.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.