Caminhadas Penitenciais renovam a fé dos católicos na Semana Santa
18 ABR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h47Fiéis Católicos de Corumbá iniciaram as celebrações da Semana Santa desde a segunda-feira, 14, com procissões de penitência para renovação da fé em Cristo. Juntas, as comunidades do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Sagrado Coração e Nossa Senhora da Candelária, caminharam pelas ruas de Corumbá, anunciando o período de reflexão pela morte de Jesus Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus. As caminhadas penitenciais foram encerradas na noite de ontem, 17, e na sequência, às 19h, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora promoveu a Missa da Ceia do Senhor.
Sobre as caminhadas, o Santuário destaca que a experiência foi ato de fé e devoção, que marca o caminho de conversão e penitência na preparação imediata ao tríduo Pascal. "Foi uma bonita experiência de fé e de vida em comunidade", diz na página do Santuário no Facebook.
Nesta Sexta-feira Santa, 18, feriado nacional, a programação no Santuário iniciou cedo com Adoração Eucarística, a partir das 06h30. Na sequência, de 30 em 30 minutos, diferentes grupos da Igreja se reúnem para a adoração.
Hoje, o Santuário fecha às 12h e só reabre suas portas às 15h, com o ponto alto da programação, a Celebração da Paixão do Senhor. Uma missa especial de renovação da fé e da conversão cristã. A programação continua no sábado, 19, às 19h, com a Vigília Pascal.
No Domingo, 20, dia da Páscoa, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora realizará três missas, às 07h, 09h e às 19h.
Curiosidades
No período da Quaresma, que antecede a Páscoa, as imagens dos Santos Católicos são cobertos com panos na cor roxa. O costume de cobrir as imagens começou no Concílio de Trento, e tem por objetivo ajudar na concentração dos fiéis, para que eles não se distraiam e mantenham o foco na Paixão de Cristo. Hoje, apesar de ainda muito usado, o costume é facultativo e pode variar de acordo com a Conferência Episcopal.
Outra curiosidade é quanto o uso da cor roxa no período da Quaresma. Na igreja católica, os períodos são representados por cores, e a cor roxa, simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo. Ela também expressa preparação, contrição, penitência ou conversão.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.