Aeronaves resgatam idoso de 91 anos e vítima de queda de cavalo no Pantanal
13 MAR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h00Os resgates simultâneos foram realizados por aeronaves da Marinha do Brasil, nesta quarta-feira, 12 de março,após receberem solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros. As vítimas, moradores da região do Paiaguás, em local isolado e sem acesso terrestre, eram um idoso de 91 anos e um homem de 37 anos.
O idoso foi resgatado na Fazenda Santa Luzia, a 125 quilômetros de Ladário. Hipertenso e cardiopata, o paciente estava há dias com diarreia, desidratação severa e fraqueza. O segundo paciente, de 37 anos, foi resgatado na Fazenda Santa Cecília, na já na fronteira com o Estado do Mato Grosso, a 220 km de Ladário. Ele relatou ter sofrido uma queda de cavalo após colidir com um galho de uma árvore. A vítima apresentava fortes dores no peito e tinha dificuldade para respirar.
Os resgates foram realizados por duas aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) e o deslocamento foi feito com acompanhamento de médicos do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do CBMMS seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EVAM, empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.