Educação

Calouros da UFMS participam de ação educativa sobre embriaguez ao volante

12 MAR 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h36
Calouros da UFMS de Corumbá e Chapadão do Sul participaram da ação que usa óculos de realidade virtual para simular embriaguez ao volante. - Foto: Rachid Waqued e DIRET

Sendo os jovens a maioria das vítimas nos acidentes de trânsito, o Detran de Mato Grosso do Sul iniciou na noite desta segunda-feira, 10 de março, uma ação educativa com os calouros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na noite de ontem, os novos alunos dos campi de Corumbá e Chapadão do Sul foram convidados a fazerem um pequeno percurso utilizando um óculos de realidade virtual para simular uma situação de embriaguez ao volante. Os jovens conseguiram perceber as dificuldades motoras e de reflexos que a embriaguez causa e o quanto isso afeta a tomada de decisões ao conduzir um veículo.

Em Corumbá, adiretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, apresentou o documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas”, que mostra as consequências de atitudes imprudentes no trânsito.

“Esse é um importante momento de conversar com os jovens que estão entrando na universidade, conscientizar sobre o comportamento seguro principalmente envolvendo álcool e direção”, afirmou a diretora Andrea Moringo.

Para a estudante Ana Carolina de Souza, acadêmica do curso de Direito no câmpus Pantanal, a ação com os óculos simuladores de embriaguez é muito importante para conscientizar os jovens a não dirigir embriagado e nem pegar carona com uma pessoa embriagada. A jovem conta que já sofreu um acidente com um motorista que estava alcoolizado e que resultou na morte de uma pessoa e sequelas para si.

“Teoricamente a pessoa achava que estava boa para dirigir, mas acabou resultando em uma morte. Também quebrei o fêmur e ainda sinto dores na perna”, contou Ana Carolina.

A ação é realiza nos campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. *Com informações do Detran MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.