Ordenação do Bispo de Corumbá reúne fiéis, religiosos e autoridades no Santuário
24 FEV 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h32A missa de Ordenação Episcopal do Monsenhor João Batista como Bispo da Diocese de Corumbá, realizada na manhã de sábado, 22 de fevereiro, reuniu fiéis, religiosos e autoridades locais para celebrar o momento considerado histórico para a Diocese, que estava vacante do cargo desde outubro de 2023.
A cerimônia, repleta de ritos especiais, para oficializar a ordenação do Bispo, foi emocionante. Famílias crentes na fé católica lotaram o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora para dar boas vindas ao seu novo pastor, homem de perfil renovador e entusiasta da igreja viva.
Dom Francisco Biasin, quem ocupava o cargo de administrador da diocese como bispo emérito, elogiou seu sucessor apontando João Batista como escolhido à dedo para desempenhar a função.
Entre as autoridades presentes na cerimônia estava o vereador Ubiratan Canhete Filho, o Bira, presidente do poder legislativo de Corumbá. Ele assistiu a cerimônia acompanhado da esposa, Juliana Gonzales. Ele destacou a importância da ocasião para a comunidade católica e reforçou seu respeito pelo trabalho da Igreja na cidade. "Foi um momento de fé e renovação espiritual. Que Deus abençoe Dom João Batista nessa nova missão", afirmou.
Através da rede social, a Regional Oeste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), destacou a expressiva participação dos fiéis diocesanos na cerimônia. "Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da Diocese de Corumbá, para que guie sua missão como bispo. Seja bem-vindo ao nosso Regional, Dom João!", disse a CNBB em postagem no Facebook.
Monsenhor João Batista desembarcou no aeroporto internacional da cidade em 10 de fevereiro. Ele foi recepcionado pela vice-prefeita Bia Cavassa, pelo atual administrador apostólico e bispo emérito Dom Francisco Biasin e pelo padre João. Desde então, João Batista tem se dedicado a conhecer de perto a realidade e a identificar as necessidades da diocese.
Em coletiva à imprensa, no dia 18 de fevereiro, o agora Bispo, comentou sobre como recebeu o convite e mencionou alguns dos projetos que pode desenvolver na igreja católica da cidade.
"Como em todas as dioceses, nem tudo está completo, sempre há algo novo que pode ser feito para aprimorar o trabalho da igreja. Percebo que de fato, por ser uma diocese antiga, muitos passos já foram dados, mas as renovações são necessárias. Algo ainda pode ser feito para que a igreja se torne ainda mais viva e alegre, como nos pede o Papa Francisco, precisamos ser uma igreja 'em saída', uma igreja que busca", detalha.
Com experiência em áreas fronteiriças, devido sua atuação no Equador, onde enfrentou grandes desafios como violência e narcotráfico, o novo Bispo pode assumir um importante papel social em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia e luta grandes problemas como trabalho escravo, tráfico de drogas e de pessoas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.