Curso qualifica Agentes Comunitários de Corumbá para uso de sistemas de informação
7 FEV 2025 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h51A qualificação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), nesta quinta-feira, 06 de fevereiro. Essa é a segunda etapa da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para utilização dos tablets recebidos em outubro de 2024. Técnicos representantes da empresa Gênesis, gestora dos sistemas de informação utilizados nas visitas domiciliares, estiveram no município para a qualificação dos Agentes. O encontro ocorreu no polo da universidade Unicesumar localizado no município.
O objetivo do encontro foi aprimorar a atividade dos agentes ao incorporar recursos tecnológicos na rotina das equipes de saúde. Esta atualização possibilita uma ligação direta entre os profissionais e as entidades gestoras, permitindo a obtenção de dados em tempo real, a avaliação de indicadores de saúde e a execução de estratégias mais precisas para servir à comunidade.
A integração entre o serviço executado na comunidade e o acesso aos dados de forma digital, traz a possibilidade de inovação, investimento e análise do cenário do território em tempo oportuno. O uso de tablets por ACS tem como meta otimizar o trabalho diário, melhorar o atendimento à população e facilitar o acesso a informações sobre os pacientes e territórios.
Uma grande vantagem da utilização dos tablets nas visitas domiciliares realizadas pelos ACS é a redução, e em alguns casos eliminação da necessidade de registros manuais, otimizando o tempo de realização de tarefas administrativas e possibilitando maior dedicação à assistência direta ao usuário. *Informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.