Geral

Corumbá reúne trade de turismo e dá pontapé para abertura da pesca esportiva

30 JAN 2025 • POR Redação do Capital do Pantanal • 09h48
A temporada da pesca esportiva, no leito do rio Paraguai, inicia neste sábado, 1º de fevereiro. - Foto: PMC

O Encontro 'Corumbá+Turismo', promovido pela Prefeitura Municipal, juntamente com a Fundação de Turismo do Pantanal, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, reuniu empresários, empresas do ramo e instituições atuantes no setor. O objetivo é criar um ambiente participativo para potencializar a vocação turística da Cidade Branca.

Para o prefeito Dr. Gabriel, o Encontro promove aproximação entre a gestão, o trade turístico e os turistas. Nos debates promovidos durante o evento, importantes contribuições foram apresentadas para a gestão pública do turismo na região. Além disso, demandas nas áreas de governança, promoção, comercialização e oferta foram pleiteadas e receberam a aprovação do chefe do executivo para serem desenvolvidas no Plano de Turismo. 

Abertura da temporada de pesca esportiva

Além de debater assuntos importantes para expandir o setor na região, o encontro representou um pontapé para a abertura da temporada de pesca esportiva em Corumbá. A prática estará liberada a partir deste sábado, 1º de fevereiro, o leito do rio Paraguai. 

De acordo com Decreto Estadual n° 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, a modalidade pesque e solte, em que o peixe é fisgado e em seguida devolvido com vida ao rio, estará liberada a partir do sábado, 1º de fevereiro, na calha do rio Paraguai. O período de defeso prossegue até o dia 28 de fevereiro.

 

o falar do inicio do pesque e solte em Corumbá, Dr. Gabriel fez uma homenagem ao empresário de turismo Orozimbo Decenzo, falecido em 2011. “Foi o pioneiro defensor do pesque e solte em Corumbá”, disse o prefeito.

“A nossa união é fundamental para que todos conheçam e compartilhem as oportunidades e os desafios do mercado de turismo nos dias atuais e assim possamos reposicionar o Pantanal de Corumbá no mercado turístico nacional e internacional como destino seguro, inclusivo, sustentável e referência em eventos e de experiências únicas.”, afirmou o prefeito de Corumbá aos empresários e representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) que participaram do encontro ‘Corumbá+Turismo’ no Centro de Convenções do Pantanal. Dr. Gabriel informou que o Observatório do Turismo - setor da Fundação de Turismo do Pantanal especializado em monitorar o desempenho do turismo no município - começará as atividades a partir de 1° de fevereiro.

Grande entusiasta da pesque e solte em Corumbá, a empresária Joice Santana afirmou que o município é referência no turismo de pesca esportiva e o incentivo ao segmento potencializa a geração de empregos no município.

“Nossa cidade tem um potencial gigante e hoje nós somos referência no turismo de pesca esportiva. Não tem nenhum lugar no Brasil que você fale de pesca esportiva sem se referir a Corumbá. Temos que entender que cada turista que escolhe a nossa cidade para vir pescar é um emprego garantido. Quando vocês veem um ônibus com 50 passageiros ou chegando 20, 30, 40 passageiros chegando para o turismo de pesca esportiva, são 20, 30, 40 empregos gerando na nossa cidade, que vão refletir na movimentação da economia. Temos que ter orgulho do quanto o turismo de pesca esportiva de Corumbá evoluiu. Hoje somos referência”, completou. A presidente do COMTUR, Odila Maria Silveira Gonçalves, e o presidente da ACERT, Srº Luiz Martins, também acompanharam o encontro.

Também participaram do evento os vereadores Chicão Vianna; Hanna Santana; Nanah Cordeiro; Jovan Temeljkovitch; Hesley Sant’ana; Alexandre Vasconcellos; Élio Júnior; Samyr Qualhada; Genilson José e Marcelo Araújo. *Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.