Geral

Munir anuncia secretários e diz que vai abrir a "caixa preta" da prefeitura de Ladário

27 DEZ 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 17h52
Ao lado de seus secretários, Munir garante que sua administração será resultado e transparência. - Foto: Capital do Pantanal

Nesta sexta-feira, 27 de dezembro, em sua primeira coletiva de imprensa oficial, o prefeito eleito de Ladário (MS), Munir Sadeq, reuniu os vereadores eleitos na Câmara Municipal para apresentar seu secretariado.

De acordo com Munir, todos os nomes anunciados foram escolhas técnicas, pessoas com conhecimento, experiência e vontade de fazer diferente por Ladário. "Conversei com cada um deles, todos estão avisados que na minha gestão eu quero comprometimento com o trabalho, metas e resultados. Não vou tolerar roubos e corrupção, doa a quem doer, quem não trabalhar direito ou se envolver em esquemas corruptos, não fará mais parte da equipe", declara o prefeito.

Os nomes anunciados por Munir são:

"Vamos abrir a Caixa Preta de Ladário"

Prometendo uma verdadeira transformação na administração de Ladário, o prefeito eleito, garantiu que um dos seus primeiros atos, a partir de 02 de fevereiro, quando de fato assume a gestão da prefeitura, será a publicação de um decreto autorizando uma auditoria interna em todos os setores da administração ladarense.

Munir prometeu expôr todas as dívidas de Ladário ja na primeira semana após assumir a prefeitura. Foto: Capital do Pantanal

Em paralelo, já no primeiro dia de trabalho, Munir e sua equipe farão um levantamento de todas as dívidas do município. Uma segunda coletiva já foi anunciada para o dia 07 de janeiro, onde ele irá apresentar todo o relatório de dívidas da cidade.

"Já tenho conhecimento de algumas delas. Sei que vários prédios da administração pública sofreram corte de energia por falta de pagamento e que o município deve algo em torno de R$ 9 milhões para a Sanesul, mas também sei que ainda hoje, Ladário irá receber recursos oriundos da mineração e meu otimismo é que esse valor seja suficiente para sanar essas pendências", esclarece Munir.

Pedido de Liminar

Munir declara que no apagar das luzes, o atual prefeito da cidade, Iranil Soares, tentava desapropriar um imóvel localizado na área central, pelo valor de R$ 500 mil. "Nos planos da atual gestão, o imóvel, onde há construções antigas, seria utilizado para uma Unidade Básica de Saúde, porém ao meu ver, poderia se tornar um "elefante branco", sem utilidade e caro demais". 

Munir explica que não faz sentido, no encerramento da gestão, desapropriar um imóvel com valor muito acima do mercado, para deixar à cargo do próximo administrador do município. "Entramos com um pedido de liminar na justiça e o juiz deferiu a favor do nosso pedido, para que o atual prefeito esclareça a desapropriação".

Planos de governo

De imediato, Munir afirma que no dia 06 de janeiro, já está marcado um mutirão de limpeza por toda a cidade, afinal, como de praxe em toda troca de mandato, a coleta de lixo já não funciona mais com regularidade, há lixo por várias esquinas nos barros de Ladário.

Sobre a Saúde, Munir falou sobre seu sonho de ter cidadãos ladarenses nascidos em Ladário. "Quero criar uma sala de parto humanizada, para que os bebês ladarenses possam nascer aqui na cidade e não em Corumbá". Ao Capital do Pantanal, ele disse que Ladário, infelizmente, não tem condições de manter um hospital próprio, porém, ele irá melhorar toda a estrutura da rede básica de saúde, com oferta de remédio, exames laboratoriais, ressonância, pronto socorro 24 horas e atendimento até às 22h nas unidades básicas de saúde".

Ao lado dos vereadores eleitos, Munir falou de parceria para transformar Ladário. Foto: Capital do Pantanal

Sobre o Carnaval, Munir falou sobre os planos de antecipar as festividades na cidade Pérola do Pantanal. "Nós não temos condições de concorrer com o Carnaval de Corumbá, porém, se anteciparmos o nosso, podemos trazer as atrações de Corumbá para Ladário e dessa forma, iremos promover o maior esquenta e melhor carnaval já visto em Ladário. Com participação dos blocos, das escolas de samba, atrações nacionais e um encerramento com show gospel. A população de Corumbá poderá participar da festa de Ladário e vice-versa".

Sobre a parceria com o governo do estado, Munir garante que mantém um diálogo aberto com Eduardo Riedel, que já garantiu recursos para asfaltar todas as ruas da linha do ônibus. Munir também afirma que possui bom relacionamento com o prefeito eleito de Corumbá, Dr. Gabriel. Para eles, como cidades irmãs, Ladário e Corumbá podem se apoiar em diversos cenários.

Ao Capital do Pantanal, Munir também falou sobre o transporte urbano, que atualmente não atende a demanda da cidade. "Muito além do grande intervalo de tempo entre os ônibus, Ladário sobre com falta de estrutura e planejamento nesse quesito. Já conversei com a Andorinha, e logo no inicio do meu mandato iremos fazer algumas mudanças. Estabelecer uma empresa local para atender o transporte municipal com micro-ônibus climatizados, com intervalos de 30 minutos e rotas diferentes, que atendam todos os bairros. Também teremos um transbordo".

Encerrando a coletiva, Munir pediu que a imprensa seja sua parceira durante toda a sua gestão. Ele prometeu transparência e não se esquivar de nenhum questionamento. "Tenho consciência de que sou uma pessoa pública e meu dever prestar todos os esclarecimentos que me foram apontados. Quero transformar Ladário na verdadeira Pérola do Pantanal, a cidade está abandonada e o ladarense não tem mais orgulho da sua terra. Eu quero e vou mudar esse cenário", diz Munir.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.