Bombeiros concentram ações contra o fogo em Aquidauana, Miranda e na região de Albuquerque
Corumbá enfrenta nova onda de calor com altas temperaturas e baixa umidade do ar; condições que facilitam a propagação dos incêndios florestais
31 AGO 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h20De acordo com o boletim diário da Operação Pantanal 2024, divulgado pelo Corpo de Bombeiros, até o final da noite desta sexta-feira, 30 de agosto, as equipes mantiveram seus esforços no combate ao fogo nas proximidades de Aquidauana, próximo à Miranda, no Campo de Instrução de Betione e na região de Albuquerque, próximo à Corumbá.
Outros pontos estão apenas em monitoramento, sendo: um na região de Paranaíba; um no Passo do Lontra,um na Serra do Amolar, um no Porto da Manga, um no Forte Coimbra, um no Porto Esperança e um na região do Nabileque, todos localizados no município de Corumbá. Além além da região do Salobra, em Miranda (MS); um na no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica (MS), na divisa com o estado de Mato Grosso (MT); um no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí (MS); e nas regiões de Porto Murtinho, Coxim e Terenos.
As condições climáticas continuam favoráveis para a propagação de incêndios florestais. Nesta sexta (30) as temperaturas se mantiveram altas, marcando uma máxima de 38°C em Corumbá, com rajadas de vento em torno dos 45 km/h. A umidade relativa do ar voltou a cair no município, registrando a mínima de 10%.
Tendo inicio em abril, com ações de planejamento e prevenção, a Operação Pantanal 2024 já soma 151 dias operando por terra, água e ar, em defesa aos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a operação possui um efetivo de 121 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, 92 militares da Força Nacional de Segurança Pública, militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e 20 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Complementando o reforço, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul , agentes do IBAMA, ICMBio, brigadistas do PrevFogo e a Polícia Federal estão envolvidos no combate aos incêndios.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.