Geral

Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso

22 JUN 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h52
Monitoramento é feito na Sala de Situações, em Campo Grande. - Foto: Bruno Rezende

Os focos de incêndio nos estados vizinhos a Mato Grosso do Sul foram detectados por satélite, na Sala de Situações, em Campo Grande e, seguem sendo monitorados tendo equipes prontas para o combate, caso as chamas atravessem para o lado sul-mato-grossense.

Em Mato Grosso, o fogo queima área de vegetação a aproximadamente 18 km de distância da divisa com Mato Grosso do Sul. De acordo com relatório dos Bombeiros, as chamas são de baixa intensidade.

Em Goias, o fogo atingiu o Parque Nacional das Emas, próximo ao Rio Taquari (MS), na divisa com Mato Grosso do Sul. Segundo informações do ICMBio-Instituto Chico Mendes de Observação da Biodiversidade, houve uma queima prescrita, com focos estáveis, onde os trabalhos foram realizados com sucesso, e as chamas foram extintas conforme planejaram.

Monitoramento de Pontes

Na Estrada Parque Pantanal, rodovia MS-228 (Pantanal - Corumbá MS), uma Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), com viatura Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e cinco militares vistoriam e realizam trabalho de prevenção nas pontes. Ao todo, estão sendo monitoradas 46 pontes no Pantanal.

Bombeiros monitoram 46 pontes no Pantanal. Foto: CBMS

Devido a grande biomassa no entorno de algumas das pontes monitoradas, equipes realizam aceiros e limpeza do terreno para que em caso do surgimento de incêndios, as pontes sejam preservadas.

Operação Pantanal

A Operação Pantanal 2024 completou 81 dias nesta sexta-feira (21), com atuação em uma área vasta e com pouco acesso. As condições atmosféricas críticas e extremas, que devem se agravar ainda mais ao longo da temporada de seca, dificultam as ações de combate no bioma.

Nesta sexta, os Bombeiros atuaram com o uso de uma aeronave Air Tractor, um helicóptero e cinco caminhões de combate a incêndio, além de dezenas de caminhonetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.