Geral

Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos

27 ABR 2024 • POR Judson Marino, Correio do Estado • 11h05
Levantamento da Secretaria de Justiça demonstra queda de registros de roubos e furtos na capital e no interior do Estado. - Foto: Arquivo/ Correio do Estado/ Alvaro Rezende

Segundo os dados do Sigo estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), segue em queda o número de casos de roubo e furto no Mato Grosso do Sul. De janeiro a abril deste ano, 1.083 casos de roubo foram registrados no Estado, no mesmo período do ano anterior, 1.583 ocorrências aconteceram de acordo com a Sejusp, demonstrando uma diminuição de 31% dos casos.

Os registros de furto também tiveram queda, neste ano até ontem (26), o número de casos era de 10.299, enquanto em 2023 foi de 13.031, tendo assim uma queda de 20% no número de furtos em Mato Grosso do Sul.

Levando em conta a série histórica de 10 anos nos casos de roubo e furto no Estado (2014 até 2024), em comparativos de janeiro a abril, é possível observar nas estatísticas que o ano de 2017 foi o período no qual ocorreu mais casos de roubos no Estado. Já os furtos tiveram um pico de casos no Estado no ano de 2018, onde foram registrados 13.725 ocorrências.

Segundo a Sub-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, esta diminuição do número de casos de roubos e furtos no Estado é devido ao trabalho intensivo do planejamento estratégico da PM estruturado de 2023 até 2026, principalmente com o aumento de patrulhas nos bairros. 

“Com policiais militares devidamente capacitados, realizamos o policiamento ostensivo e preventivo de qualidade em todas as áreas do Estado. A Polícia Militar vem trabalhando neste ano arduamente com o aumento da presença policial em locais estratégicos, através dos levantamentos de inteligência e mancha criminal”, disse.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.