Geral

Vereador reforça importância de um polo da Universidade Estadual em Corumbá

17 ABR 2024 • POR Assessoria, Câmara de Corumbá • 10h30
Alexandre reforçou pedidos já feitos na Câmara. - Foto: Divulgação

A implantação de um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul voltou a ser reivindicada na noite de ontem, terça-feira, 16, durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense, pelo vereador Alexandre Vasconcellos.

Ele reiterou o último requerimento feito em novembro de 2023, direcionado ao governador Eduardo Riedel, quando pediu apoio institucional para a implantação de polo da UEMS na cidade.

Voltou a fazer a mesma reivindicação, lembrando que, atualmente, 15 cidades contam com unidades universitárias da UEMS, Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Além disso, foi definida a implantação de uma extensão da UEMS em Sidrolândia, tornando-se a 16ª cidade a ser contemplada. Nessa localidade, inicialmente, serão oferecidos sete cursos presenciais e três semipresenciais, e que recentemente, foi anunciada a criação de novos cursos em alguns dos polos já existentes, bem como a criação de um centro de saúde de referência.

Considerando que Corumbá está distante 432 quilômetros da capital, e que as vagas na Universidade Federal - Campus Pantanal não suprem toda a demanda da população, destacou ser extremamente importante mais universidades públicas na cidade, proporcionando mais oportunidades de qualificação para os jovens pantaneiros.

Cursos Técnicos

E não foi somente um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Na mesma sessão, o vereador solicitou ao governador Eduardo Riedel; ao presidente da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e ao diretor-regional do SENAI (Serviço Nacional da Indústria), Rodolpho Caesar Mangialardo, a extensão para o Município de Corumbá, do convênio que oferece cursos técnicos do SENAI a alunos do Novo Ensino Médio.

Alexandre reiterou pedido feito por meio de requerimento em maio de 2023, ressaltando que o convênio visa atender a oferta do Itinerário Formativo Profissional, em cinco cidades do interior do Estado, com vistas à elevação da escolaridade e sua preparação para o mundo do trabalho, Aral Moreira, Bataguassu, Cassilândia, Jaraguari e Ponta Porã. A intensão é fazer com que Corumbá também seja contemplada.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.