Geral

Escola Estadual Nathércia Pompeo recebe projeto de educação ambiental em parceria com a Energisa

Estudantes vão plantar e cuidar de uma muda nativa na Escola, além de aprenderam sobre arborização e rede elétrica

27 MAR 2024 • POR Gesiane Lourenço • 09h53
Estudantes vão plantar e cuidar de uma muda nativa na Escola e, aprenderão sobre arborização e rede elétrica. - Foto: Divulgação

Partindo do princípio que a escola é ponto de disseminação de boas práticas, reflexões e aprendizado sistêmico, alunos de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul têm desenvolvido ações que envolvem temas da atualidade e que reforçam a cidadania nas mais diferentes frentes. Uma delas é a conscientização ambiental.

Para reforçar essa preocupação, a SED (Secretaria de Educação) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do programa Escola Segura, implementaram em parceria com a Energisa MS, o projeto Educação Ambiental nas Escolas na REE (Rede Estadual de Ensino). O pontapé inicial da ação ocorreu na terça-feira (26) e tem programação até 4 de abril.

A atividade consiste em plantar mudas de árvores de espécies de vegetação nativa dentro da própria escola para serem cuidadas pelos alunos - a iniciativa vai ao encontro de um dos principais pilares da gestão do governador Eduardo Riedel: um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital.

Os estudantes farão o plantio das mudas e acompanharão o crescimento das espécies com relatórios trimestrais que terão acompanhamento da área de Gestão Ambiental da Energisa. Aliada à prática, o objetivo é levar também palestras de conscientização ambiental.

O crescimento das mudas plantadas será companhado pelos alunos e equipe da Energisa. Foto: Divulgação

Uma das palestras vai tratar da relação entre arborização e rede elétrica. Se por um lado a arborização urbana traz inúmeros benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, sombreamento e embelezamento das áreas urbanas, por outro, árvores mal cuidadas ou plantadas em locais inadequados podem representar riscos para a rede elétrica.

"Vamos explicar desde quais as espécies indicadas para serem plantadas embaixo da rede elétrica, os riscos que espécies inadequadas podem causar, como curtos-circuitos e até mesmo acidentes mais graves", diz a engenheira ambiental da Energisa MS, Giovana Marques.

Ela ainda destaca que a palestra abordará a importância da realização de podas preventivas a fim de evitar interrupções no fornecimento de eletricidade. "Ressaltaremos, também, os cuidados dos alunos e comunidade com a rede elétrica ao empinar pipa, subir em árvores e o que prestar atenção nos dias de chuva", finaliza.

"Este projeto busca estimular os estudantes a compreender, valorizar e preservar o meio ambiente, na busca por soluções sustentáveis frente aos desafios ambientais, que são inerentes, inclusive, ao setor elétrico", explica a supervisora de Gestão Estratégica e de Qualidade da Energisa MS, Fabiana Monfilier.

Em Corumbá, a ação acontecerá no dia 4 de abril, às 8 horas, na Escola Estadual  Nathércia Pompeo dos Santos, na Rua Ceará, 2867, bairro Nova Corumbá. Com informações da Energisa.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.