Geral

Presidente da LIESCO destaca participação do público no ensaio técnico

6 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 16h01
"Foi lindo ver os dois dias de Ensaio Técnico com arquibancadas lotadas, que continue assim!", pontua o presidente da Liga, Victor Raphael. - Foto: Divulgação

Com o encerramento do Ensaio Técnico das Escolas de Samba nesta segunda-feira (05), inicia a contagem regressiva para os dias oficiais dos desfiles, na Avenida General Rondon, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Em entrevista ao Capital do Pantanal, o presidente da Liesco (Liga das Escolas de Samba de Corumbá), Victor Raphael, fala sobre a importância do ensaio técnico, expectativas, comissão de jurados e o futuro do Carnaval na cidade.

“Costumo dizer, que o Ensaio Técnico está para as Escolas de Samba, como o reconhecimento de campo está para os jogadores de futebol. É necessário entender onde vai desfilar! É importante para as Escolas pensarem além do espetáculo que elas proporcionam. Saber do som, da pista, se houve alguma mudança, saber da iluminação, da torre de jurados, entrada e saída do recuo de bateria. São aspectos importantes no Ensaio Técnico e eu acredito que eles foram cumpridos na noite de ontem e antes de ontem”, destalha Victor Raphael.

Sobre os jurados, o presidente pontua que a comissão julgadora será composta por 16 nomes, todos vindos do Rio de Janeiro. As notas de cada jurado ficam em envelopes lacrados, que ao final de cada dia de desfile são recolhidos por agentes da Guarda Municipal. Eles são responsáveis por transportar e guardar os envelopes assinados por cima do lacre, em total segurança. O conteúdo dos envelopes somente são abertos na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, na apuração oficial dos desfiles, na presença do público e dos presidentes das agremiações.

As regras de julgamento não sofreram mudanças do ano passado para este, porém, a Liesco destaca que alguns critérios terão cobrança mais severa. Afinal, quando o nível de qualidade aumenta, a cobrança técnica eleva na mesma proporção. 

“O Carnaval de Corumbá está crescendo e terá que ter o seu futuro discutido muito em breve. Os dirigentes já enfrentam algumas dificuldades para formatar as alegorias, porque tudo que estão comprando em outras praças é grande demais”, destaca Victor Raphael, se referindo ao atual local de desfiles na cidade, a Avenida General Rondon. 

A passarela do samba em Corumbá, uma avenida histórica na cidade, talvez a mais antiga do Brasil a receber desfiles de Carnaval, ainda comporta a passagem das Escolas de Samba, porém, Victor Raphael, acredita que muito em breve o local terá que ser revisto.

Sobre a possibilidade de construir um sambódromo em Corumbá, o presidente da Liga diz que recentemente um arquiteto postou projeto nas redes sociais, porém ele acredita que para tornar isso realidade, seja necessário buscar parceria privada. “O poder público possui outras prioridades, seria necessário uma parceria privada para esse projeto acontecer”.

Victor Raphael considera que ao longo dos anos, a grande maioria dos cidadãos compreenderam que o Carnaval não é só festa. “Posso afirmar que nossa cidade chega a ser privilegiada nesse sentido, a maioria das pessoas, compreendem o valor histórico e cultural do Carnaval, que é gerador de renda e emprego no município. O Carnaval de Mato Grosso do Sul é patrimônio imaterial e merece ser reconhecido pela relevância e espetáculo que realizamos”.

Sobre os desafios enfrentados enquanto presidente da Liga, Victor Raphael aponta a Pandemia. “Eu assumi a LIESCO em setembro de 2020 e em fevereiro de 2021 fizemos uma campanha para que as pessoas não fossem para a rua festejar o Carnaval. Corumbá foi pioneiro no cancelamento dos desfiles durante a pandemia e a retomada foi grande desafio”. 

Por fim, o presidente da Liga convida a população para lotar as arquibancadas com respeito, diversão e responsabilidade. “Foi lindo ver os dois dias de Ensaio Técnico com arquibancadas lotadas, que continue assim! O Carnaval é feito por nós e para nós, é importante a população prestigiar”. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.