Caprichosos quer desmistificar imagem negativa da malandragem na avenida
25 JAN 2024 • POR Gesiane Sousa • 12h05Neste Carnaval de 2024, a escola de samba do bairro Dom Bosco promete um desfile com muito dourado, belas fantasias, acabamento de primeira qualidade e grandes surpresas nos carros alegóricos.
Com o enredo: “Salve Zé! Salve os malandros e salve a malandragem!” a escola quer derrubar a imagem negativa que a “malandragem” recebeu ao longo dos anos. O Capital do Pantanal conversou com o presidente da agremiação, Robinho da Caprichosos, que defendeu o tema com grande emoção.
“Queremos desfazer a ideia que nos foi implantada goela abaixo, de que os malandros vivem à margem da lei, não trabalham e sobrevivem de golpes. No começo do século 20, há registro do primeiro homem citado como malandro, José dos Anjos. Ele veio para o Rio de Janeiro trabalhar na estiva do café, e nada mais era do que um boêmio. Gostava da diversão noturna e vivia rodeado de mulheres”, detalha Robinho.
Para defender a "malandragem" na avenida, a escola irá homenagear o mais famoso entre os malandros, o orixá Zé Pilintra, que também tem sua história contata no Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa.
Robinho da Caprichosos recebeu o Capital do Pantanal durante ensaio do carro de som e bateria. Foto: Divulgação Falando sobre novidades e surpresas para o dia do desfile, Robinho abre um largo sorriso e relata que neste ano, a onça, símbolo da escola vai dar cria. “A Caprichosos sempre traz uma novidade, a cada ano que passa buscamos trazer algo novo e diferente, neste ano, além do samba, que tem pegada fácil, numa parceria entre o Doum Guerreiro e eu, nossa onça, símbolo da escola, está gestante e vai dar à luz em plena avenida, queremos mostrar que o Pantanal não se acabou em chamas, o Pantanal renasce a cada ano, sempre mais forte”.
No dia 16 de janeiro, a escola fez seu primeiro ensaio com bateria e toda equipe do carro de som. A esquina do bairro, que já é conhecida pelos batuques da Caprichosos, foi palco para os intérpretes e ritmistas afinarem o entrosamento para fazer bonito na passarela. O Capital do Pantanal fez transmissão ao vivo do ensaio.
“Começamos nossos ensaios com a bateria, para definir a melhor performance do samba, colocando as boças e os cortes, e hoje, tivemos um ótimo entrosamento entre os integrantes do carro de som. Essa foi a primeira vez que os intérpretes cantaram juntos e obtiveram um desempenho muito bom, daqui para a frente é só evoluir”, fala Robinho empolgado.
Das 20h às 22h30, a Caprichosos de Corumbá ensaia de terça a sexta-feira e aos sábados faz ensaio show, com atrações da escola e convidados, sempre a partir das 20h até às 22h30.
No quesito fantasias, Robinho diz que essa é a primeira vez que ele consegue trazer a agremiação esbanjando dourado, ele garante que as fantasias estão com muito brilho e que isso também será destaque na avenida. A escola irá desfilar com três carros alegóricos, sendo o abre-alas, que traz a onça, o maior do carnaval, com 11,5 m de comprimento e 3 m de altura.
Outra grande surpresa, guardada a sete chaves, é uma alegoria trazida do Rio de Janeiro para enaltecer o enredo da Caprichosos. “A cada ano subimos um novo degrau, no ano passado recebemos premiação como o melhor samba e acredito que neste ano também estaremos na disputa. Será um carnaval bonito de se ver!”, reforça Robinho.
A Caprichosos de Corumbá será a terceira escola a desfilar no dia 11 de fevereiro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.