Geral

João Augusto Soares é reeleito presidente do CAU/MS para a gestão 2024-2026

10 JAN 2024 • POR Assessoria, CAU-MS • 10h52
João Augusto tem 68 anos e se formou em arquitetura e urbanismo em 1980, pela Universidade Gama Filho/RJ. - Foto: Divulgação/CAU-MS

Na última sexta-feira (5), o arquiteto e urbanista João Augusto Albuquerque Soares foi reeleito por unanimidade presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul para a gestão 2024-2026, durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária. O conselheiro Jordano Valota, de Dourados, foi eleito 1º vice-presidente, e a conselheira Charis Guernieri, 2ª vice.

João Augusto tem 68 anos e se formou em arquitetura e urbanismo em 1980, pela Universidade Gama Filho/RJ. Na década de 1990 trabalhou na iniciativa privada e como professor. Especialista em Cadastro e Gestão Territorial, iniciou suas atividades na Prefeitura Municipal de Campo Grande em 1996 e atualmente é Coordenador de Projetos Digitais na Semadur, onde trabalha para a modernização dos processos de Análises e Licenciamento Urbanístico. Iniciou a elaboração dos sistemas “Agenda” e “Aprovação Digital”, em funcionamento desde 2005. Em 2019, gerenciou e implantou o programa digital de Licenciamento Declaratório, o “Alvará Imediato”.

Na ocasião, agradeceu o apoio dos conselheiros. “Alcançamos o objetivo da nossa chapa, intitulada Consenso, e espero que sigamos neste sentido. O presidente tem uma função administrativa, mas quem realiza as ações mais importantes são as comissões, então contem comigo”, considerou o presidente. Nesta gestão, vai buscar promover a tecnologia na área de arquitetura e urbanismo e o uso de softwares livres.

Os dez conselheiros e conselheiras que compõem o plenário para o triênio 2024-2026 foram eleitos pelos arquitetos e urbanistas nas Eleições do CAU 2023, realizadas nos dias 16 e 17 de outubro. O presidente foi eleito pelo plenário, conforme regimento interno. O conselheiro federal Carlos Lucas Mali será representante do Estado no plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.