Geral

Operação que integrou ações de cinco estados é encerrada na fronteira com a Bolívia

9 NOV 2023 • POR Gesiane Sousa • 13h52
Operação de repressão a crimes transfronteiriços envolveu forças policiais de MS, SP, PR, SC e RS. - Foto: Divulgação/PM-MS

Na manha desta quinta-feira (9), na divisa do Brasil com a Bolívia, foi realizado o encerramento da Operação SULMaSSP na região de Corumbá, tendo a presença do Comandante do 6º BPM - MS, TenCel Carlos Magno, do Sr. Javier Lora Cotoca, Comandante da Fronteira da Polícia Nacional Boliviana e do Grupamento GEPAAR.

A Operação Integrada SULMaSSP teve inicio no dia 20 de outubro em Mato Grosso do Sul, com policiamento ostensivo, preventivo e repressivo contra crimes transfronteiriços e/ou transnacionais nas divisas estaduais na área dos estados participantes. A operação controu com uma efetiva integração operacional e de inteligência integrando os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Fora, envolvidos mais de 26,7 mil policiais, com empenho de 9 mil viaturas e 14 aeronaves. A ação resultou na apreensão de mais de 47 toneladas de drogas, 332 armas de fogo e 3,3 mil veículos, 332 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, 1.197 pessoas foram presas e outras 5.999 indivíduos foram conduzidos para as delegacias. O Corpo de Bombeiros realizou 1.833 ações de combate à incêndios e 6.509 vistorias. Pelas perícias dos estados integrantes do SULMaSSP foram feitas 244 coletas e mapeamento de material genético.

Javier Cotoca, Comandante da Fronteira da Polícia Nacional Boliviana, foi homenageado pela contribuição à operação. Foto: Divulgação/PM-MS

Durante o evento de encerramento na fronteira, o Policiamento Ambiental homenageou ao Comandante da Fronteira da Polícia Nacional Boliviana, Sr. Javier Lora Cotoca, e reforçou a agradecimento ao Cmt do 6 BPM-MS pela recepção e acolhida no município de Corumbá.

* Matéria atualizada às 10h50 de 11 de novembro de 2023 para acréscimo de informações.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Patanal.