Geral

Primeiro dia de Festival América do Sul tem oficinas diversas e show de Amado Batista

9 NOV 2023 • POR Gesiane Sousa • 10h19
Amado Batista sobe ao palco após a abertura oficial do evento, às 21h30, na Praça Generoso Ponce. - Foto: Divulgação

Começa hoje (9) o Festival América do Sul. Durante quatro dias, Corumbá será palco da diversidade cultural da América Latina com mais de 120 atrações culturais do Brasil e de outros países, incluindo apresentações musicais, de teatro, circo, dança, artes visuais, moda e oralidade com 15 horas de programação diária em um dos biomas mais importantes do mundo: o Pantanal.

O primeiro dia da programação traz diversas oficiais culturais, sendo a primeira do dia ministrada por Seu Sebastião, Mestre Cururueiro, que junto de seu neto, ensina participantes sobre a produção da viola de cocho. Instrumento tradicional ligado às raízes do pantaneiro, produzida na região da bacia do Rio Paraguai nos estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. O modo de fazer esse instrumento musical é reconhecido nacionalmente como patrimônio cultural. A oficina acontece no Moinho Cultural, das 8h às 11h.

O evento que marca a abertura oficial do Festival acontece à noite, às 19h30, na Preça Generoso Ponce. Na sequência, shows de Nestor Ló e Los Caminantes, Amado Batista e Rita Benneditto.

Amado é o mais esperado da noite e deve subir ao palco às 21h30.  Em 44 anos de carreira, Batista criou uma categoria própria na música popular brasileira, unindo a sonoridade das modas de viola com o apuro melódico da Jovem Guarda. Ele é compositor de letras em forma de crônicas, com as quais muitos se identificam. Entre os sucessos estão “Secretária”, “Seresteiro das Noites”, “Chance”, “Mulher Carinhosa”, “Ex-Amor” e “Folha Seca”. 

Confira a programação do FAS para esta quinta-feira (9):


Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Patanal.