Greve da educação fecha 15 escolas municipais em Corumbá
23 OUT 2023 • POR Gesiane Sousa • 09h44A reunião agendada com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, para esta segunda-feira (3), não foi o suficiente para evitar a greve dos trabalhadores da educação no município. A paralização de três dias, convocada pelo Sindicato da categoria, o Simted, foi mantida e iniciou nas primeiras horas de hoje, com a adesão de 15 escolas municipais, outras 16 aderiram parcialmente e apenas duas não se uniram ao movimento.
Um comunicado emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá através da rede social, na manhã deste domingo (22), confirmou a paralização e o protesto em frente ao prédio da prefeitura, que teve inicio às 8h30 de hoje.
As unidades que aderiram a greve são:
- E.M. Cyríaco F. de Toledo
- E.M. Delcídio do Amaral
- E.M. Fernando de Barros
- E.M. Pedro Paulio de Medeiros
- E.M. Professor Djalma de Sampaio Brasil
- E.M. Rachid Bardauil
- E.M. Rural de Educação Integral Eutrópria Gomes Pedrodo
- E.M. Rural de Educação Integral Monte Azul
- E.M. Rural Paiolzinho
- Cemei Eunice Ajala
- Cemei Inocência Cambará
- Cemei Rosa Josetti
- Cemei Laida Menacho
- Cemei Maria Candelária
- Cemei Valódia Serra
As unidades que aderiram parcialmente a greve foram:
- E.M. Almirante Tamandaré
- E.M. Ângela Maria Pérez - Apenas o EJA
- E.M. Barão do Rio Branco
- E.M. Clio Proença
- E.M. Caic
- E.M. Dr. Cássio Leite de Barros
- E.M. Izabel Corrêa
- E.M. José de Souza Dammy - Apenas o EJA
- E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
- E.M. Tilma Fernandes Veiga
- E.M. Rural de Educação Integral Luiz de Albuquerque
- Cemei Ana Gonçalves
- Cemei Maria Benvinda
- Cemei Estrelinha Verde
- Cemei Hélia da Costa Reirs
- Cemei Miriam Mendes
Unidades que não aderiram a greve:
- E. M. Rural Carlos Cárcano
- Cemei Catarina Anastácio
Na pauta das reclamações dos trabalhadores da educação de Corumbá estão o reajuste salarial do Magistério e a implantação do Plano de Cargos e Carreira da Educação e dos Administrativos.
A reunião desta segunda-feira com o prefeito foi agendada na sexta-feira (20), por meio de ofício encaminhado pelo Executivo municipal à direção do Simted Corumbá, porém o sindicato ressalta que não basta apenas serem recebidos pelo Chefe do Executivo, eles ter suas reivindicações atendidas, e para isso mobilizam a classe pela adesão a greve.
Após a reunião com o prefeito, uma Assembleia Geral está marcada para as 14h, quando os trabalhadores colocarão em discusão as propostas do executivo para a categoria. Novos encaminhamentos para a Paralisação serão deliberados. A Assembleia será realizada na sede temporária do Simted Corumbá, localizada na rua Sete de Setembro, 676, entre América e Cuiabá, ao lado da loja Pantagro, no Centro.
O sindicato esclarece que ocupa o novo espaço enquanto a sede própria, na rua Marechal Rondon, bairro Popular Nova, passa por reformas após ser sofrer graves danos decorrentes do último temporal.