Geral

Mães reclamam da falta de ar condicionado nas escolas municipais de Corumbá

21 OUT 2023 • POR Gesiane Sousa • 14h06
De acordo com mães, a Escola Municipal Cyriaco Félix de Toledo é uma das unidades que enfrenta problemas com o bom funcionamento do ar condicionado nas salas de aula. - Foto: Arquivo

Mães de alunos da Rede Púbica Municipal (Reme) de Corumbá procuraram pela Redação do Capital do Pantanal com areclamação sobre a falta de ar condicionado e bebedouros com água gelada nas unidades de ensino do município. Essa é mais uma polêmica que entra na lista de reclamações que o povo tem feito contra a administração de Marcelo Iunes.

Corumbá tem enfrentado uma forte onda de calor com temperaturas tem ultrapassam os 40ºC quase que diariamente. Em condições climáticas como esta, arcondicinado e água gelada se tornam itens essenciais nas salas de aula, onde o bem estar influencia diretamente no desempenho dos estudantes.

Larissa Pimental é mãe de dois alunos da Reme, um menino de 5 anos e uma menina de 7 anos, eles estudam no Cemei Estrelinha Verde e na Escola Municipal Ciryaco Félix de Toledo. De acordo com a mãe, os filhos chegam desgastados em casa e reclamando do calor e da falta de água gelada.

"É difícil com o calor que anda fazendo em Corumbá, a criança passar por essa questão nas escolas. Quando pedi ajuda e postei no Facebook, foi para que tanto os alunos como os professores possam ter bem estar dentro das escolas. Não é questão de política, muito menos luxo, porque vieram me dizer que antigamente as escolas não tinham ar, realmente não tinham, mais o calor não era como estamos vivendo hoje", detalha Larissa, que propôs a discussão em página do Facebook na última quinta-feira (19), obtendo 246 comentários de apoio a causa.

Na rede social, Dhuyane Moura Caldas, perguntou se o prefeito e seu vice trabalham sem ar condicionado; Amira Ahmad desaprovou a medida da prefeitura de colocar frigobar nas salas de aula com ar sem funcionar, para a internauta, "a sala vira um forno. Alunos desmaiando, professores sem condições de ensinar, água sai fervendo do bebedouro, não é possível, pagamos imposto e não temos nem o básico do básico? Misericórdia!, exclama Amira; Amanda Torres aponta que "na E.M. José de Souza Damy também  tem salas que estão sem ar e sem ventiladores. Nesse calorão que está fazendo é impossível de se ter uma aula produtiva". 

O Capital do Pantanal apurou a situação junto a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a resposta foi que de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, "além dos bebedouros, todas as salas de aula da REME possuem frigobar, para guardar as garrafas de águas dos alunos. A manutenção dos aparelhos de ar-condicionado já foi realizada em todas as unidades da REME. Agora a Secretaria Municipal de Educação está fazendo a troca dos aparelhos que não tem conserto".

De acordo com o cronograma da secretarua, as escolas Delcídio do Amaral, José de Souza Damy, Barão do Rio Branco, Caic e Almirante já receberam aparelhos de ar condicionado novos, e que neste momento equipes realizam a troca dos aparelhos na Clio Proença. 

Ainda de acordo com a resposta da assessoria de comunicação, problemas pontuais podem acontecer, e neste caso o gestor precisa acionar a Secretaria de Educação, que mantém constante diálogo com os gestores para que a limpeza no filtro dos ares aconteça semanalmente.

Atuante nas redes sociais, o vereador Chicão Vianna, respondeu algums comentários na postagem realizada por Larissa Pimental no grupo do Facebook. Em vídeo, ele mostra ter protocolado uma solicitação para que o Ministério Público Estadual, instaure ação civil contra o município para que seja regularizado o funcionamento do ar condicionado nas escolas de Corumbá. O vereador ressalta que é inadmissível, o município ter um contrato milionário vigente para manutenção dos aparelhos e mesmo assim enfrentar dificuldades para manter o bom funcionamento dos equipamentos.