Geral

Marinha realiza levantamento hidrográfico em trecho do Canal do Tamengo, na Bolívia

23 JUN 2023 • POR Redação • 12h01
Levantamento hidrográfico no trecho boliviano do Canal do Tamengo acontece até 30 junho. - Divulgação/MB

A Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) Piracema, subordinada ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), atracou no Cais da Base Naval Tamengo, na Bolívia, nesta quarta-feira (21). A Comissão Tamengo 2023 tem como propósito realizar o levantamento hidrográfico no trecho do Canal do Tamengo até 30 junho.

Os militares da Marinha do Brasil foram recebidos pelo Adido Naval do Brasil na Bolívia, Comandante do Quinto Distrito Naval em Santa Cruz (BO), Oficiais do Estado-Maior, Comandante da Base Naval do Tamengo e sua tripulação.

A Comissão Tamengo é fruto de um acordo firmado em 2013, entre a Marinha do Brasil e a Armada da Bolívia, que visa a obtenção de dados batimétricos para a atualização de documentos náuticos, no Canal do Tamengo e Lagoa Cáceres, assim como a manutenção de auxílios à navegação da região, realizada a cada dois anos.

Momento da recepção dos miloitares da Marinha do Brasil na Base Naval do Tamengo, na Bolívia. Foto: Divulgação/MB

Para aquisição dos dados batimétricos, serão empregadas duas Lanchas de Sondagem, que percorrerão a extensão de 10 km, garantindo 4 km2 de área sondada. Além disso, serão adquiridos dados topogeodésicos de pontos notáveis à navegação, os quais subsidiarão elementos para atualização de três documentos náuticos da região. Em proveito à missão, 19 sinais de Auxílios à Navegação, sendo nove deles dispostos ao longo do Canal do Tamengo, serão inspecionados.

Para o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, “esta comissão contribui para o aumento da confiança mutua, intercâmbio de conhecimentos, estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre as duas Marinhas, de modo a aumentar a interoperabilidade entres as Forças Navais”.

 

* Informações da Marinha do Brasil