Geral

Comissão da Câmara defende diálogo e diplomacia para a reabertura da fronteira

26 OUT 2022 • POR Redação • 10h09
Manifestação entrou no seu quinto dia e fronteira permanece fechada sem previsão de reabertura. - Capital do Pantanal

O fechamento da fronteira da Bolívia com o Brasil, em Corumbá, completa cinco duas nesta quarta-feira (26) e já reflete negativamente na economia do município, principalmente no setor comercial. A situação é preocupante e tem chamado a atenção das autoridades locais.

Ontem (25), o vereador Allex Dellas sugeriu participação ativa da Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional da Câmara, para, por meio do diálogo e da diplomacia, buscar uma solução junto às autoridades bolivianas e representantes dos manifestantes contrários e a favor do fechamento.

“Vamos nos reunir, nos debruçar sobre a situação do ‘paro cívico’, e buscarmos uma solução pacífica”, afirmou, observando que se trata de uma questão interna da Bolívia, mas que os efeitos já estão sendo sentidos em Corumbá.

“Precisamos nos inteirar dos fatos e buscar uma solução diplomática”, enfatizou o vereador, propondo diálogo entre todas as partes, com a participação dos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Direito Internacional, para que o problema seja resolvido por meio do diálogo, e a fronteira possa ser reaberta”, argumentou.

“Os efeitos já estão sendo sentidos do lado brasileiro. É uma questão interna da Bolívia, mas, nós podemos através do diálogo e da diplomacia, buscar uma saída para o problema de forma pacífica, para que a fronteira seja reaberta”, destacou, já propondo uma reunião entre as autoridades da região.

O vereador Manoel Rodrigues também se mostrou preocupado. Lembrou que o fechamento da fronteira não afeta somente a economia corumbaense, mas também a própria população boliviana na região de fronteira que pode ficar desabastecida, inclusive de gêneros alimentícios importados do Brasil.

Allex Dellas e o 2º suplente, e Manoel o 2º membro da Comissão que é presidida pelo vereador Chicão Vianna e integrada também pela vereadora Raquel Bryk, 1º membro, e Yussef Salla, 1º suplente.

 

 

* Informações da Câmara Municipal de Corumbá